Por que fazer o casqueamento em bovinos? Saiba aqui

Casqueamento em bovinos

Os problemas de cascos tem se tornado um dos principais entraves à produção e reprodução bovina. Ao mesmo tempo que, gera grandes perdas econômicas ao produtor. Para prevenir ou reduzir essas situações, o casqueamento em bovinos é uma das melhores soluções.

O serviço é bastante valorizado, porém a mão de obra ainda é escassa. Se você deseja investir em uma atividade altamente lucrativa ou entender a importância desse procedimento para o seu rebanho, leia este artigo até o final. 

Durante este artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o casqueamento preventivo em bovinos, como é feita a técnica e suas principais vantagens. Lembre-se: a prevenção é sempre mais lucrativa que o tratamento. Confira!

O que é o casqueamento em bovinos?

Em primeiro lugar, o casqueamento em bovinos como prevenção, é um procedimento realizados para prevenir ou reduzir a ocorrência das doenças dos cascos. Ele também tem como objetivo: 

  • Corrigir imperfeições nos aprumos;
  • Restituir a correta distribuição do peso entre as unhas estabelecendo o apoio correto;
  • Corrigir o crescimento anormal do casco;
  • Identificar resíduos de lesões e/ou rachaduras ocorridas durante a lactação.

O procedimento pode ser realizado uma ou duas vezes ao ano. O mais indicado é ao final da lactação e no início do período seco.

Como é feita a técnica?

Antes de realizar a técnica, o casqueador precisa ter conhecimento suficiente para analisar a estrutura dos pés dos bovinos. Então, deve ainda saber como ocorre o desenvolvimento e possíveis doenças ou anomalias. Também é preciso conhecer profundamente a técnica e ter prática, visto que quando realizada de forma incorreta, o casqueamento pode causar problemas aos animais.

Nesse sentido, o primeiro passo é conter o animal de forma segura para não comprometer o trabalho. Em todo tempo, muita atenção deve ser dada a higiene do local, ao conforto dos animais e a segurança dos operadores. Para realizar o procedimento, o casqueador vai precisar de ferramentas higienizadas, em bom estado de conservação e bem amoladas. 

A técnica consiste em aparar os cascos em posições diversas, conforme as alterações de crescimento observadas. O responsável deve começar aparando a unha de dentro do membro posterior, em seguida a de fora, deixando-as do mesmo tamanho.

Depois é preciso dar forma e inclinar a sola, com muito cuidado para não diminuir a superfície de apoio da muralha externa. Também fazem parte do procedimento: nivelar os talões, aparar unhas danificadas, remover tecidos córneos soltos e cristas duras.

Principais vantagens

  • Proporciona mais saúde e conforto ao gado;
  • Evita descarte precoce de animais;
  • Previne perdas de produção e reprodução;
  • Evita gastos com tratamento de doenças podais.

Por que fazer o casqueamento preventivo?

As afecções podais geram muito incômodo nos animais, comprometendo sua locomoção de forma significativa. Infelizmente, os problemas nos cascos estão entre os maiores motivos de descarte precoce de animais do rebanho.

Muitos produtores não relacionam os fatos, mas, quando os animais não conseguem andar, normalmente ficam estressados e as consequências são diversas. Entre elas: baixa ingestão de alimentos, perda de peso, queda de produção e dificuldade de reproduzir.

Para se ter uma ideia, em casos mais graves de desconforto nos cascos, uma vaca leiteira pode apresentar uma queda de 50 a 100% na taxa de concepção. Pode ainda deixar de produzir até 30 litros de leite por dia. 

Principais fatores relacionados

Os problemas de casco podem estar relacionados a diversos fatores como: manejos sanitário, reprodutivo e nutricional incorretos, problemas ambientais, tipos de piso das propriedades ou mesmo fatores genéticos. Eles são mais comuns no gado leiteiro, mas também podem ocorrer em gados de corte, especialmente nos confinados.

Por isso, é preciso ficar muito atento às causas, investir em assistência técnica constante e práticas preventivas e corretivas, para garantir o melhor cuidado com os cascos dos animais. 

Como visto, a sanidade dos cascos é extremamente importante nos sistemas de produção de bovinos de corte ou leiteiros. Sendo assim, o casqueamento preventivo em bovinos é uma prática que pode trazer excelentes resultados para o negócio, quando feita de maneira correta.

Na hora de realizar o procedimento é fundamental contar com profissionais qualificados e experientes para garantir melhores resultados.

Quer aprender a prevenir e ainda corrigir os principais defeitos dos cascos de bovinos? No Curso de Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos, você vai aprender isso e muito mais de forma teórica e prática.

Esta capacitação do CPT Cursos Presenciais, foi desenvolvida especialmente para trabalhadores rurais, criadores, técnicos e estudantes ligados à agropecuária. Clique aqui e veja mais informações.

Fontes: CPT, Revista agropecuária, Fundação Roge, Tecnologia e Treinamento

Artigos Relacionados