Brasil pode dobrar a área de Agricultura Irrigada nos próximos quatro anos

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra anunciou durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, na quinta-feira, dia 5, a suspensão da cobrança de PIS/COFINS para a compra de equipamentos de irrigação. Assim o Brasil pode dobrar em até quatro anos a área com agricultura irrigada.

O ministro se reuniu com representantes da indústria de equipamentos de irrigação e anunciou a criação de uma secretaria especial para o setor. Assinou também uma portaria que isenta de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) a compra de equipamentos para implantação e melhoria de sistemas irrigados.

O benefício é viabilizado pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), criado em 2007 para viabilizar as obras do PAC. Segundo o ministro, pode ser beneficiado quem tem propriedades de até cinco hectares e que planeja implantar ou ampliar a área irrigada.

– Não há limite máximo de área. Apenas um mínimo. Com esses cinco hectares, conseguimos atender também os pequenos produtores – disse o ministro, explicando que os pedidos de suspensão do pagamento serão avaliados pelo próprio Ministério e pela Receita Federal.

O ministro destacou que, atualmente, que existem sistemas de irrigação em apenas 7% do total de áreas de agricultura no Brasil. Ele acredita que, nos próximos quatro anos será possível dobrar esse índice.

– Tendo em vista a política de financiamento para o setor, eu acredito que a gente tenha uma boa chance – previu Bezerra.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, a suspensão de cobrança de PIS/COFINS já é uma das medidas da Secretaria Nacional de Irrigação, cuja implantação também foi anunciada pelo ministro, na feira. Outro objetivo da Secretaria é ampliar a irrigação em áreas do setor público. Mas uma meta ainda não está definida.

– Ainda não temos uma meta. Nós deveremos, nos próximos 60 dias, anunciar essa meta de área irrigada a ser expandida – ressaltou o ministro, que calcula em 400 mil hectares as áreas a serem irrigadas em perímetros públicos.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados