Professor visita o Peru e conhece sistema de irrigação dos Incas

O professor da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Dr. André Luís Teixeira Fernandes, participou entre os dias 04 e 06 de maio, em Lima, no Peru, do Agritech 2011, evento organizado pelos Ministérios da Agricultura e do Exterior de Israel, com o apoio do governo local.

Durante a viagem ao Peru, o professor, que ministra a disciplina “Sistemas de irrigação e drenagem” no curso de Agronomia da faculdade teve a oportunidade de visitar a cidade perdida dos Incas (Machu Picchu), onde este povo, há 700 anos, já desenvolvia tecnologias de irrigação e cultivo em terraços, principalmente para batata e milho.

Entre 1150 e 1300, os incas, da área de Cusco se beneficiaram de uma importante tendência de aquecimento no clima dos Andes. Com o aumento da temperatura, os camponeses passaram a cultivar as encostas das montanhas de 250 a 300 metros acima do vale, construindo terraços planos, irrigando as plantações e colhendo safras abundantes de milho. Tais excedentes permitiram que ‘muita gente fosse liberada para outras atividades, seja na construção de estradas, seja na formação de um exército’. Com o tempo, os soberanos incas podiam mobilizar mais guerreiros e, assim, manter um exército maior que o de quaisquer outros chefes na região”, conta Fernandes.

O professor foi um dos palestrantes de um seminário promovido durante o Agritech, evento internacional sobre Agricultura e Tecnologia. A palestra ministrada pelo professor brasileiro teve como tema “Irrigação de café”.

Esta foi a primeira vez que o Agritech foi realizado em um país da América do Sul.

Adaptação: Revista Veterinária

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados