Sistema de pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas

O sistema de pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas (PPSBRL), é um sistema inovador introduzida no Brasil a partir dos anos 70.

 

Baseado no conceito de aumento da produtividade através da utilização da biodiversidade ou da engenharia da biodiversidade, no sistema PPSBRL, são semeadas até vinte espécies ou variedades de gramíneas, leguminosas ou outro grupo funcional. No sistema PPSBRL, as pastagens são semeadas com possibilidades mínimas de mobilização do solo.

 

O sistema se torna altamente produtivo, pois há grande complementariedade entre as espécies. Assim, estas pastagens se tornam melhores e suportam encabeçamentos superiores, além de apresentarem período de permanência elevado, não precisando que seja feita a re-sementeira pelo menos até aos 10 anos, sempre em regime de produtividade máxima, e podendo mesmo durar até aos 25 anos.

 

No sistema PPSBRL não há necessidade de adubação com azoto (nitrogênio), pois os tipos de espécies cultivadas fixam o nitrogênio atmosférico, e repartem com as gramíneas. A utilização deste tipo de pastagem evita as emissões de dióxido de carbono, tendo em vista que não há a utilização de adubos azotados. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados