ILPF – Maior rentabilidade com três atividades em uma só área

As pastagens brasileiras encontram-se em intenso processo de degradação, o que prejudica o país que é um dos maiores produtores mundiais de carne e leite. Uma das alternativas que podem ser utilizadas pelos produtores, a fim de, recuperar estas pastagens, é o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), pois nesse tipo de sistema há boa rentabilidade com baixo impacto ambiental.

A ILPF consiste na diversificação e integração de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área, em cultivo consorciado, em cultivo de sucessão ou rotação de culturas, de maneira que existam benefícios para todas as culturas.

O uso do sistema ILPF independe da região de localização da propriedade, ou seja, ele pode ser adotado em todo o Brasil. A tecnologia pode ser desenvolvida e adotada em quatro modalidades de integração das culturas, são elas: lavoura-pecuária ou agropastoril; pecuária-floresta ou silvipastoril; lavoura-floresta ou silviagrícola e lavoura-pecuária-floresta ou agrossilvipastoril, esta sendo a mais completa de todas.

Porém, o sucesso do desenvolvimento dos sistemas de integração depende de fatores diversos como: a estrutura local e regional de comercialização de produtos agropecuários e florestais. Dessa forma, é preciso planejar e definir qual dos sistemas de integração é o mais adequado às necessidades de cada propriedade.

Dentre as vantagens do sistema ILPF, temos: melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo; aumento a ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes; redução dos custos de produção da atividade agrícola e pecuária; diversificação e estabilidade da renda na propriedade; viabilização da recuperação de áreas degradadas.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados