Diminuir 1% da mortalidade dos pintinhos de frango de corte. Você sabe o quanto é importante?

Para se obter bons resultados na avicultura é necessário levar em consideração que todas as etapas da criação são importantíssimas na qualidade final do produto. Entretanto, à fase inicial cuidados especiais devem ser tomados, já que as duas primeiras semanas de vida são fundamentais para o bom desenvolvimento do lote e para assegurar os bons resultados zootécnicos e econômicos da criação. 

Quantos os pintinhos chegam do incubatório, devem encontrar condições adequadas de manejo dentro do aviário. Eles são vacinados antes de chegar à granja quando se alimentam pela primeira vez, os cuidados mais importantes nessa fase é com relação à limpeza das instalações, sanidade, biossegurança, nutrição, fatores ambientais (temperatura, umidade e qualidade da cama).

Na fase inicial de alimentação, primeiras semanas de vida, eles chegam a comer 500 quilogramas de ração. Assim, a alimentação correta nas primeiras semanas de vida é indispensável, devendo ser extremamente nutritiva. Dietas especiais para a fase pré-inicial ajudam a conseguir o máximo desempenho esperado na primeira semana de vida do frango de corte. A água fornecida também deverá ser de boa qualidade, atendendo as necessidades hídricas e evitando a desidratação das aves.

A temperatura na chegada do pintinho e a qualidade do aquecimento durante as primeiras semanas de vida devem ser de 30º. As instalações devem ser preparadas previamente para a chegada dos primeiros lotes dos pintinhos, assegurando o aquecimento do ambiente até a temperatura ideal requerida.

Se a mortalidade das aves ultrapassar os 5%, atingindo 10%, especialista devem ser consultados a fim de detectar possíveis problemas na criação.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados