Os prejuízos causados pela doença aviária marek

A doença aviária marek é uma das moléstias mais difundidas entre a produção industrial de frangos. A doença é causada por um vírus e é altamente contagiosa, os prejuízos econômicos são enormes devido a grande mortalidade nos lotes não vacinados que são acometidos pelo marek.

A doença pode causar a morte de muitos animais sem que eles apresentem sintomas característicos observados nas aves acometidas pela moléstia. Já outros animais podem sofrer com a paralisia das pernas ou asas; as lesões no nervo ciático;os tumores no fígado, rins, ovários, baço e pulmões.

Quando são observados alguns destes sintomas e médico veterinário deve ser chamado, dessa forma a doença pode ser diagnosticada. Os animais doentes devem ser separados dos demais, já que a transmissão se dá facilmente entre os animais, através da descamação de penas infectadas e pela saliva dos animais.

A melhor forma de tratamento é a prevenção do plantel através da vacinação dos animais no primeiro dia de nascido, a vacina protege a ave por toda a vida. As instalações também devem ser higienizadas e desinfetadas todos os dias e o manejo deve ser apropriado a cada tipo de criação.

Saiba mais sobre a avicultura no Brasil. Clique aqui.

Conquiste o sucesso profissional na área de Avicultura (Frango de Corte).

Qual a importância da alimentação para os frangos de corte?

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados