Vantagens obtidas após a castração animal

A cirurgia de castração animal é muito procurada entre os donos de animais, apesar de ainda existir diversos mitos sobre as suas vantagens e desvantagens. A técnica cirúrgica é caracterizada como um procedimento simples, e é feita com anestesia geral que dura em média uma hora. Já a recuperação após a castração, se todos os cuidados forem tomados, dura em torno de uma semana.

Nos animais como cães e gatos a castração pode ser feita nos machos ou nas fêmeas com o objetivo de controlar reprodução dos animais. Nos machos a vasectomia ou a retirado dos testículos pode ser feita, enquanto que nas fêmeas é retirado o útero, ovários e trompas. As vantagens observadas na castração dos cães e gatos são a diminuição de riscos de doenças via uterina e de vários tipos de câncer; eliminação de gravidez psicológica; diminuição de fugas e brigas; elimina os latidos, uivos e miados excessivos que acontecem em consequência do cio; elimina a perda de sangue das cadelas no período do cio e também diminui o costume dos gatos de urinar em paredes e móveis.

Já a castração em bovinos é feita em grande escala nas propriedades e existem várias formas de ser realizada. A vantagem se relaciona ao manejo, já que após a castração os animais ficam mais sociáveis e a qualidade da carne é superior aos não castrados, pois possuem menos gorduras. Existem várias técnicas de castração para bovinos, na orquiepididectomia bilateral é feita a retirada dos testículos ou ligando os cordões por meio de intervenção cirúrgica. A técnica de burdizzo ou castração russa é feita interrompendo a circulação para os testículos, porém essa técnica registra uma desvantagem já que a circulação pode voltar, sendonecessária outra intervenção cirúrgica. A castração química é outra técnica que pode ser utilizada, há a aplicação de uma solução que leva à atrofia dos testículos dos machos, porém é a técnica que tem custos mais elevados.

Optar por castrar ou não o animal dependerá da decisão do dono ou produtor, e apesar da castração apresentar-se como uma cirurgia simples ela deve ser realizado por profissionais capacitados e que entendam do assunto, evitando dessa forma possíveis problemas durante o processo cirúrgico.

Veterinário: Garanta seu sucesso profissional. Clique aqui.

Cursos veterinários para sua capacitação profissional.

Médico Veterinário: Conheça os cursos na área de medicina veterinária para conquistar o seu sucesso profissional.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados