Qual o potencial da raça Girolando?

A raça Girolando que vem do cruzamento entre a raça Holandês e a raça zebuína Gir Leiteiro, reestreia este ano nas pistas da Expointer, o Girolando estava ausente desde 2004 da exposição agropecuária de Esteio.

A raça se ausentou da feira por vários anos, mas continuou crescendo no Rio Grande do Sul. O motivo da ausência se deu, pois ainda não havia sido criada uma entidade para congregar os criadores e organizar as exposições. Os criadores objetivam aumentar os cruzamentos com o Holandês para a formação de novos plantéis de Girolando.

O Girolando é beneficiado pelo cruzamento das raças, principalmente porque o Gir leiteiro apresenta característica genética de grande rusticidade, como todas as raças zebuínas, possuindo dessa forma várias vantagens para o cruzamento com o Holandês. Destaca-se, entre elas, a eficiência alimentar, os animais têm uma excelente conversão de alimento em leite, também têm grande longevidade, com uma média de 20 anos de produção leiteira por vaca; resistência a verminoses, ao carrapato e as altas temperaturas; e um comportamento muito dócil, o que facilita o manejo.

 

Como reconhecer um animal da raça Girolando registrado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando?

Como realizar a avaliação fenotípica de touros Gir Leiteiro e Girolando?

Como escolher reprodutores Gir Leiteiro e Girolando para acasalamento dirigido?

 

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados