Notícias e Informativos






O CPT Cursos Presenciais garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Uma breve história do Girolando - A formação da raça

A origem da raça Girolando é recente e as primeiras notícias do surgimento desses animais data-se da década de 40. A procura por indivíduos mais produtivos e adaptados às condições tropicais levou os criadores a praticarem o cruzamento do Gir com o Holandês de forma intensa. Com o passar dos anos, os cruzamentos para a produçãode leite tomaram tamanha importância que muitas instituições de pesquisa e extensão rural passaram a estudar e explorar esta técnica, objetivando a melhoraria da qualidade dos produtos. Neste sentido, foi criado em 1978 o Programa de Cruzamento Dirigido (Procruza) com o objetivo de selecionar gado de leite e de corte em todos os graus de sangue. Porsub delegação da ABC (Associação Brasileira de Criadores), a Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Assoleite) era a entidade encarregada de executar o Procruza (MENEZES, 2002; SILVA et al., 2013).

Em 1988, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou o fim do Procruza e em 1989 a Assoleite obteve registro junto ao Ministério assumindo a condução do programa de formação da Raça Girolando, denominando-se Associação Nacional dos Criadores de Girolando. Em 1996, com a oficialização da raça Girolando, a entidade passou a ser chamada Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com sede em Uberaba - MG. No ano de 1997 foi implantado o Teste de Progênie da raça Girolando, que atualmente disponibiliza para o mercado 57 reprodutores testados para a produção de leite. Recentemente, foram incorporadas novas tecnologias ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, como a publicação dos genótipos de marcadores moleculares, Sistema de Avaliação Linear Girolando (SALG) e avaliação genética para idade ao primeiro parto, visando à identificação de indivíduos melhoradores (SILVA et al., 2013; VILELA, 2013).

A raça Girolando é fundamentada no cruzamento das raças Holandesa (HOL) e Gir (G), passando por variados graus de sangue, desde 1/4 HOL + 3/4 G até 7/8 HOL + 1/8 G. No entanto, o direcionamento dos acasalamentos busca a fixação do padrão racial no grau de sangue de 5/8 HOL + 3/8 G, com objetivo de se produzir um gado produtivo e padronizado que atenda as necessidades dos produtores de leite. Os animais resultantes do acasalamento entre indivíduos 5/8 são considerados como Puro Sintético (PS) da Raça Girolando, ou seja, a raça propriamente dita.Para um animal receber o registro definitivo de PS, além de ele ser produto do acasalamento entre animais 5/8, ele deve possuir avaliação genética positiva para produção de leite (PTA leite), seja por desempenho próprio ou de seus pais e atender aos requisitos do regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando (SILVA et al., 2013).

No curso de “Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro e Girolando para compra e seleção” serão discutidas as principais diferenças fenotípicas existentes entre os animais da Raça Girolando nos diferentes graus de sangue, a indicação dos animais considerando os diversos sistemas de produção de leite existentes no país, bem como as formas de acasalamento para a obtenção do Girolando PS. Quanto à raça Gir Leiteiro, serão discutidas e avaliadas as principais características leiteiras desejadas nos reprodutores e matrizes da raça, bem como as diferenças fenotípicas existentes entre as diversas linhagens.

Referências bibliográficas:

MENEZES, C.R.A. A Associação de Girolando – Origem, evolução e estrutura. Memória do Criador.Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Uberaba – MG: Editorial Dimensão Ltda, 2002.

SILVA, M.V.G.B. et al. Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Sumário de Touros. Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2013. 52 p. (Documentos / Embrapa Gado de Leite, ISSN 1516-7453; 163).

VILELA, D.Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Sumário de Touros. Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2013. 52 p. (Documentos / Embrapa Gado de Leite, ISSN 1516-7453; 163).

 

Quais as principais linhagens da raça Gir criadas no Brasil?

Como reconhecer um animal da raça Girolando registrado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando?

Qual a nomenclatura zootécnica corporal dos bovinos?

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Data: 30/10/2013

  • imprimir
  • contato
  • twitter
  • facebook
  • orkut
Notícias relacionadas! Veja mais notícias »
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro