A Aspiração folicular (OPU) para FIV em bovinos

O Brasil produz grande quantidade de embriões de bovinos, tanto pelo método convencional de Transferência de Embriões (TE) a fresco ou em laboratórios quanto por Fertilização In Vitro (FIV). Sendo o país líder mundial na produção de embriões pela técnica da FIV.

A fertilização In Vitro é uma biotecnologia que objetiva acelerar a produção de animais geneticamente superiores. Em conjunto com a inseminação artificial e transferência de embriões, a FIV intensifica o melhoramento genético dos rebanhos bovinos de leite e corte.

Na produção de embriões in vitro (PIV) passa-se por diversas etapas a aspiração folicular (OPU), maturação ovocitária in Vitro (MIV), fertilização in Vitro (FIV), o cultivo in Vitro e a transferência de embriões para animais receptores (inovulação).

aspiração folicular é uma técnica orientada por ultra-sonografia, os óvulos imaturos são retirados diretamente dos ovários das fêmeas e, depois levados ao laboratório para a realização da fertilização in vitro. A técnica pode ser aplicada a fêmeas pré-puberes, recém-paridas, inseminadas e até gestantes, ou ainda nas fêmeas com infertilidade adquirida, ou que não respondem mais a superovulação. 

 A técnica da fertilização in vitro (FIV) é caracterizada pela recuperação e maturação dos oócitos colhidos de doadoras, pela fertilização dos oócitos maturados e pelo imediato cultivo in vitro dos embriões produzidos.

 Com essas biotecnologias de ponta cada vaca doadora de 15 até 50 crias por ano, ou seja, o rebanho é praticamente multiplicado. O resultado é positivo para o melhoramento genético do gado, mas deve ser executado por profissionais capacitados. O domínio da técnica de aspiração folicular ampliará o campo de atuação do profissional.

Assim, em um mercado de grande potencial e em constante crescimento, que busca boa remuneração por um serviço diferenciado, o profissional pode escolher um curso que objetiva capacitar estudantes e profissionais médicos veterinários, com treinamento teórico e prático, para prestação de serviços de OPU em centrais de reprodução ou ainda a campo, uma vez que a OPU pode ser realizada nas próprias fazendas, enviando os ovócitos para os laboratórios de FIV. 

Confira mais informações>>>

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados