O que é ser Médico Veterinário?

Ser médico veterinário é poder entender o animal pelo olhar, já que este não fala. É tentar transmitir segurança para este olhar triste, ou seja, mudar a expressão, porém esta mudança é sentida por meio de um latido, ou até mesmo de um relincho ou berro, e não pelo muito Obrigado!!! É dedicar o seu dia a dia, sempre com hora marcada para começar, porém sem hora para terminar, pois não temos como esperar que este animal nos chame para dizer que terminou a fluidoterapia, temos de acompanhá-lo, não podemos descuidar, pois se extravasar da veia, ele não reclama.

Resumidamente, ser veterinário e ter um dom especial, ou seja, não poderíamos comparar com um amor a primeira vista e sim uma paixão, na qual vamos conquistando e sendo conquistado. Aposto, que qualquer pessoa que observa o veterinário realizando uma palpação retal em um animal ficaria com nojo das fezes, porém depois que acostuma não consegue viver sem ela, costumo dizer que "o veterinário vive com a merda na mão, mais não podemos deixar que a mão fique na merda".  Para isso, devemos nos aprimorar, para que assim possamos transmitir a "segurança'' necessária aos animais.

Talvez seja fácil para muitos repassar ao proprietário uma segurança, entretanto será que este animal está se sentindo seguro??? Muita das vezes queremos atender o proprietário com a melhor imagem possível, ou seja, estrutura planejada, roupas adequadas, dentre outros. Porém esquecemos que o nosso paciente é quem esta no chão, quem primeiramente deveria receber os cumprimentos, porém geralmente fica por último.

Em nosso cotidiano, passamos por alguns momentos de alegria e também de tristeza, porém são momentos da vida. Mais algumas situações nos deixam bastantes comovidos, dentre elas posso citar situações, se é que não ocorreu com você pode vim a ocorrer, quem nunca realizou um diagnóstico gestacional e o produtor tenta te contradizer, quem é que nunca escutou o peão ou produtor querendo te ensinar, se bem que alguns ensinamentos podem nos ser útil, principalmente os métodos de contenções.  Quem é que nunca medicou um animal, e o produtor resolve por conta própria trocar a medicação, pois ele acredita ser mais conveniente.

Quem é que nunca escutou a pessoa dizer "EU NÃO SOU FORMADO EM VETERINÁRIA MAIS SOU UM PRÁTICO". Prepara-se você irá passar por situações semelhantes, mais não se assuste, e também não tente contrariar, essa é a vida do VETERINÁRIO.

Deixo aqui para vocês o depoimento de um MÉDICO VETERINÁRIO apaixonado pelo que faz, e não é de agora essa paixão, vem desde criança, para permanecer na escola só era possível se pudesse ficar sentado sobre um arreio velho, e mais tarde aprendi entrar com o cavalo na sala de casa, pena que meus filhos não poderão fazer o mesmo, pois agora temos o famoso porcelanato… Somente fraturas tive sete, todas elas sofridas com animais, que pena imaginar que as crianças de hoje não sofrem mais fraturas, pois a internet não permite. Época que não volta mais, apostar corrida a cavalo na areia da praia, e por fim entrar com o cavalo no mar.

Por Giancarlo Magalhães dos Santos. Médico Veterinário formado pela Centro Universitário de Vila Velha – UVV;  Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV;  Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV;  Professor Titular da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde – FACISA;  Coordernador de Ensino do CPT Cursos Presenciais;  Responsável Técnico do CPT Cursos Presenciais e Professor dos Cursos de Reprodução Bovina do CPT Cursos Presenciais.

 

Você sabe fazer palpação retal em éguas? Confira.

Veterinário: Garanta sua capacitação e conquiste o sucesso profissional na área de reprodução bovina. Confira.

Ultrassonografia e Aspiração Folicular para FIV em Bovinos. Saiba mais.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados