Quais os fatores que diferenciam o sêmen fresco, resfriado e congelado?

O uso da inseminação artificial (IA) na reprodução animal associada a outras técnicas de reprodução, permite melhorias significativas na qualidade final do rebanho e dessa forma maiores rendimentos econômicos.

Com o uso da IA há o aumento do número de descendentes do reprodutor; aumento dos cruzamentos que modificam as características da produção;aceleramento da introdução de novos processos genéticos; aproveitamento do período fértil da fêmea; previsão e controle do momento do parto e redução do índice de doenças sexualmente transmissíveis.

Na inseminação artificial pode ser usadatrês formas de sêmen o fresco, resfriado ou congelado, e em cada método existem vantagens e desvantagens, sendo o profissional responsável em decidir qual a melhor forma de se aplicar.

O sêmen fresco oferece as melhores taxas de gestação, quando aplicada corretamente, pode ser aplicado por viaintravaginal e o líquido diluente pode ser prostático. O volume do ejaculado varia entre as espécies, e depende muitas vezes do tipo de coleta realizada que pode ser por eletroejaculação, manipulação digital ou vagina artificial.

Já o sêmen resfriado pode ser guardado por quatro a nove dias, pois dessa forma mantém o número de espermatozoides viáveis por maior tempo. A viabilidade espermática começa a diminuir após 72 horas de armazenamento, independentemente do diluente utilizado no processo.

O sêmen congelado possui maior flexibilidade quanto ao uso, mas as mudanças são drásticas pós-descongelamento. Há a diminuição da viabilidade espermática devido ao grande estresse térmico, mecânico, químico e osmótico. O uso de um bom diluente ameniza essas consequências, também é necessária a adição de agentes crioproteptores, que promovem uma proteção celular contra o congelamento.

 

Quais os cuidados necessários para o armazenamento e descongelamento do sêmen?

Quais os objetivos da inseminação artificial em bovinos

Saiba mais sobre a inseminação artificial como ferramenta no melhoramento genético em bovinos. Confira.

Como aumentar os lucros com a inseminação artificial em bovinos? 

Saiba mais sobre a inseminação artificial na prática os equipamentos necessários para inseminação. Clique aqui.

Quais as vantagens da IATF e os rquisitos para a Implantação de um programa de IATF? 

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados