Exame Clínico Avançado em Bovinos

 

A metodologia adequada na realização de exames clínicos em bovinos permite uma menor proporção de erros ao se tentar diagnosticar determinadas doenças que venham a acometer o rebanho.

Quanto à realização dos exames algumas técnicas e procedimentos devem ser considerados a fim de chegar a um resultado positivo. A contenção correta dos animais na hora da realização de exames como: auscultação, escuta dos sons internos do corpo, os três órgãos principais, coração, pulmão e sistema gastrointestinal; inspeção, requer o uso da visão, audição, tato e olfato; palpação  palpação é feita logo após a inspeção, envolve toque no corpo, além de ser necessária para se detectar e avaliar temperatura, pulsação e áreas sensíveis à dor. Também deve ser avaliada a postura, comportamento, estado nutricional, condição física e higiênica, os parâmetros vitais como: frequência respiratória, pulsação e temperatura corporal de todos os animais submetidos ao procedimento.

Além dos exames já citados é de extrema importância a abordagem de outros exames dos pelos, pele, tecido subcutâneo, dos linfonodos, do sistema circulatório, digestivo, urinário, respiratório, exame dos sistemas genital do macho e da fêmea e úbere, do sistema locomotor, órgãos de sentidos e do sistema nervoso central.

Assim, todos os sinais clínicos são de fundamental importância e merecem atenção especial profissional, para um acompanhamento adequado e tratamento eficaz.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados