Primeira potra de proveta nasce no Brasil

A médica veterinária, Perla Fleury,  e também diretora da In Vitro Clonagem, informou que nasceu no dia 23 (terça-feira), uma potrinha da raça quarto de milha por uma técnica nunca antes utilizada pela equinocultura brasileira. O comunicado é outro avanço fantástico na área da tecnologia reprodutiva, alcançado pela In Vitro Clonagem, empresa de genética de Mogi Mirim (SP).

Primeira potra de proveta nasce no Brasil, pela mesma empresa que produziu o clone do lendário cavalo mangalarga Turbante JO.

A técnica utilizada para o feito é chamada ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide), “usada somente na medicina para produção de bebês de proveta.” A potrinha é filha da égua quarto de milha Missin Tammy. “Conseguimos obter óvulos dela após a sua morte. Esses óvulos foram enviados ao nosso laboratório, onde fizemos a ICSI utilizando um único espermatozoide do garanhão Corona Firebal”, relata Perla.

Esta técnica permite obter gestação de éguas que não produzem mais embrião pelas técnicas tradicionais de reprodução. São fêmeas de alto padrão. Algumas, após sua morte, caso de Missin Tammy, têm os ovários levados até o laboratório da In Vitro. Segundo Perla, existem diversos potros e potras nascidos no exterior por meio dessa técnica, mas no Brasil ela é aplicada de forma pioneira. "Acrescento que a técnica pode também ser recomendada para obter filhos de garanhões com baixa qualidade de sêmen, uma vez que só precisamos de um espermatozoide."

Segundo a médica veterinária, o espermatozoide foi injetado no óvulo “e resultou na fecundação de um embriãozinho que, após sete dias de cultivo, foi transferido para uma égua receptora (mãe de aluguel)”. A veterinária participou de todo o processo. Traduzindo tudo isso, enfatiza Perla: “Acaba de nascer a primeira potra de proveta do Brasil”.

O nome da potrinha é Everlasting (perpétua, eterna) Tammy, seu proprietário é o paulista Haras Rosa dos Ventos, da criadora Fernanda Rosa.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados