Transferência de Embriões (TE) garante melhoramento genético e maior número de animais

A Transferência de Embriões (TE) é uma biotécnica que se baseia no princípio da multiplicação da progênie de fêmeas consideradas superiores dentro do rebanho. A importância básica para produção animal está na possibilidade de uma fêmea produzir um número de descendentes superiores ao que seria possível fisiologicamente, durante a vida produtiva.

A técnica é fundamentada na obtenção de embriões, uma fêmea de alto valor genético é classificada como doadora, após, é feito a estimulação hormonal dos ovários seguida da inseminação artificial para a obtenção de vários embriões, os embriões obtidos são transferidos para fêmeas receptoras, completando o período de gestação.

A TE proporciona o melhor aproveitamento de uma doadora, multiplicando seu material genético. Uma fêmea que produzia um bezerro por ano tem a possibilidade de produzir até vinte descendentes anualmente, sem a necessidade da gestação e parto.

Para obter sucesso é preciso avaliar o custo/benefício e possuir mão-de-obra adequada. Há também a necessidade do controle zootécnico, controle sanitário, controle nutricional, seleção das doadoras e receptoras, conhecer procedimentos de sincronização do cio, colheita de embriões, manipulação e avaliação dos embriões, dentre outros.

A TE é uma biotécnica complexa que requer experiência e habilidade profissional, tornando-se indispensável à qualificação dos técnicos em reprodução animal. Apenas os criadores com alta produtividade permanecerão de forma competitiva no mercado, pois os que não atingirem níveis adequados de qualidade na produção não obterão sucesso.

Passo as passo em Transferência de Embriões (TE) em Bovinos. Confira.

Como conquistar o sucesso na Transferência de Embriões (TE) em Equinos?

Saiba mais sobre Transferência de Embriões em Ovinos. Clique aqui.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados