A avaliação do profissional que faz os primeiros socorros em equinos é fundamental

Quando se trata da saúde dos animais todos os cuidados devem ser tomados para que não haja danos maiores à sua saúde. Os primeiros socorros devem ser medidas rápidas e dependendo da gravidade do quadro apresentado, o profissional envolvido deverá ser chamado, para melhor definir o tratamento. Seja ele potro, égua ou garanhão, identificar o animal saudável do animal que está doente, estabelecer o conhecimento dos sistemas vitais, anatomia e processos de enfermagem se tornam essenciais nos primeiro socorros aos equinos

O conhecimento de causa e o poder de avaliação do profissional que faz os primeiros socorros é fundamental, manter o animal tranquilo em local familiar com água e comida evita agravamentos, por exemplo, em casos de feridas o tratamento inicial previne maiores danos e facilita a cicatrização.

As lesões oculares por sua gravidade, obrigatoriamente, deverão ser atendidas exclusivamente por profissional responsável.

Em casos de feridas, deverá ser bem avaliada a profundidade, localização e grau de gravidade. Caso haja sangramento excessivo, lesão que ultrapassem a fundura da pele e feridas próximas às articulações, o profissional deverá ser comunicado principalmente se os ferimentos estiverem contaminados por objetos enferrujados, por exemplo.

Quando há ferida por objeto perfurante deve-se utilizar apenas compressa de água fria. Em casos de estanco do sangue usa-se apenas pano limpo, nunca algodão. Porém, com o auxílio do profissional na retirada e cuidados com objetos perfurantes minimiza-se o risco de hemorragias. Além disso, somente o profissional poderá recomendar medicamentos apropriados a cada ferimento, tendo em vista que, os medicamentos podem colocar em risco a vida do animal.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados