Notícias e Informativos






O CPT Cursos Presenciais garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
A maior parte das vitimas da tragédia de Santa Maria eram estudantes de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia

 

Na madrugada de domingo, dia 27, o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS) chocou o país e, inclusive, o meio rural. Mais de cem jovens que morreram na tragédia eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Grande parte destes alunos estava diretamente ligados ao campo, em graduações como agronomia, zootecnia e medicina veterinária. Na segunda, dia 28, o campus de Ciências Rurais da UFSM estava vazio. A instituição suspendeu as aulas até a sexta, dia 1º.

De acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna a festa “Agromerados”, na boate Kiss, começou às 23h de sábado (26). Segundo o banner de apresentação, estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária, pedagogia, zootecnia, técnico em agronegócio e técnico em alimentos eram os organizadores do evento.

O fogo na Boate Kiss, em Santa Maria, teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

Segundo nota a Defesa Civil, 231 pessoas morreram na tragédia, considerada a maior do gênero dos últimos 50 anos no país.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul solicita a doação de sangue no Hemocentro do Estado, a fim de repor os estoques de sangue para feridos no incêndio da boate Kiss. O Hemorgs localiza-se na Avenida Bento Gonçalves, nº 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

O Hospital de Pronto Socorro (HOS) de Porto Alegre, que está recebendo vítimas com queimaduras graves no incêndio ressalta que a doação de sangue deverá ser realizada durante a semana, pois o estoque, tanto do HPS quanto do Hemocentro, é suficiente para o atendimento imediato aos feridos.

Para os que estão em Santa Maria, é possível fazer a doação de sangue no Hemocentro do município, localizado na Alameda Santiago do Chile, nº 35, bairro Nossa Senhora das Dores. Segundo a diretora do Hemocentro, Carla Coelho, o estoque atual também é o suficiente para o atendimento imediato das vítimas. O órgão está fazendo o agendamento dos doadores pelos telefones (55) 3221-5262 ou 3221-5192.

A Defesa Civil do estado está buscando voluntários na área de saúde para ajudar as vítimas internadas em Santa Maria. Foi montado um cadastro de voluntários para ajudar nos pontos de atendimento em hospitais e Unidade de Pronto Atendimento do município de Santa Maria. Voluntários podem entrar em contato pelo telefone (51) 3210.4219.

A empresa de ônibus Planalto está disponibilizando ônibus em Porto Alegre para que médicos e profissionais de saúde voluntários possam ir até a cidade na região central do estado. São solicitados água, luvas, papel higiênico, álcool gel, luvas de procedimentos, máscaras e medicamentos como catropil, AS, dipirona, clonazepan, que podem ser encaminhados por ônibus.

A defensoria Pública do Estado abriu um plantão para ajudar as famílias principalmente no traslado de corpos. Entre as vítimas, estão pessoas de fora do estado e do Brasil, que precisam de trâmites para remoção dos corpos. O telefone para contato é (55) 8428-3162. O CTG de Santa Maria está oferecendo abrigo aos familiares de vítimas de fora da cidade. O telefone do CTG é (55) 99792539.

 

Veja como ajudar*

Doações e cadastros de voluntários devem ser feitos no Centro Desportivo Municipal (Farrezão)

Rua Appel, 795, bairro Fátima, Santa Maria.

Para doar sangue (todos os tipos)

- Santa Maria — Av. Presidente Vargas, 2.291 Alameda Santiago do Chile, 35 - Bairro Nossa Senhora De Lourdes.

- Porto Alegre — Av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon - Porto Alegre.

- Alegrete — Rua Gen. Sampaio, 10 - Bairro Canudos.

- Caxias do Sul — Rua Ernesto Alves, 2260 - Centro.

- Cruz Alta — Rua Barão do Rio Branco, 1445.

- Palmeira das Missões — Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351.

- Passo Fundo — Av. Sete de Setembro, 1055 - Centro.

- Pelotas — Av. Bento Gonçalves, 4569 - Centro.

- Santa Rosa — Rua Boa Vista 401 - Centro

Voluntários para socorrer os feridos: (51) 3210-4219

Logística e abrigo aos parentes das vítimas: (55) 9979-2539

Voluntários (médicos, enfermeiros e psicólogos): (55) 9155-2087

Para doar materiais hospitalares e remédios: (55) 9681-1021

Para doar garrafas d’água, luvas descartáveis, álcool gel e papel higiênico: (55) 9155-2087

*Alguns telefones podem não atender devido à grande quantidade de ligações

Fonte: G1

Data: 29/01/2013

  • imprimir
  • contato
  • twitter
  • facebook
  • orkut
Notícias relacionadas! Veja mais notícias »
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro