Seca na Paraíba provoca morte de animais

 

Os municípios do Sertão da Paraíba estão passando por uma forte seca neste ano, a estiagem já é considerada uma das mais intensas dos últimos anos.  Os açudes e barragens estão secos e ficam sem condições de abastecer as comunidades. Devido a este fato as vegetações e os animais são sacrificados pela falta de água.

A reportagem do Diário do Sertão fez um levantamento no qual se verificou que a região de Cajazeiras tem capacidade de acumular nos 11 açudes e barragens monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), mais de 380 milhões de metros cúbicos d’água, volume atingido em um ano de bom inverno. Entretanto, esses 11 açudes estão hoje com menos de 110 milhões de metros cúbicos d’água, o equivalente a menos de 30% de sua capacidade total, percentual preocupante.

Nos municípios de Santa Helena e Bonito de Santa Fé, na região de Cajazeiras, a fauna e a flora sofrem com a escassez de água em praticamente todo o território. Os caprinos resistem à estiagem, mas muitos bovinos têm morrido de fome e de sede. A seca é a mais intensa dos últimos 30 ou 40 anos.

Em São João do Rio do Peixe e Gamelas em Triunfo, os açudes Chupadouro I, são os que mostram uma situação mais preocupante, pois estão secos, quase que por completo.

Como forma de dirimir o problema da seca o Governo do Estado da Paraíba vem desenvolvendo uma série de ações em todo o estado, inclusive na região do Alto Sertão, dentre as ações adotadas está a distribuição gratuita de cerca de 19 mil toneladas de ração animal para tentar salvá-los.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados