Benefícios do consumo do peixe

O peixe, prato tradicional da Semana Santa/Páscoa, é muito saudável trazendo inúmeros benefícios à saúde. Assim, como as outras carnes, o peixe é rico em proteína que contém aminoácidos essenciais ao organismo.

As proteínas participam de várias funções do corpo, como composição de células, enzimas, hormônios, além de promoverem o crescimento, desenvolvimento e regeneração dos tecidos corporais. Também são ricos em vitamina B1 ou tiamina, envolvidas em reações químicas como a transformação de glicose em energia; sódio que controla o equilíbrio de água no organismo e ajuda nos impulsos nervosos; magnésio que normaliza o ritmo cardíaco e auxilia a contração muscular e iodo que participa da produção de hormônios da glândula tireóide. Os peixes que possuem muita gordura são ricos em vitamina D, auxilia a absorção de cálcio, fortalecendo ossos e dentes e regulando os níveis de cálcio e fósforo no corpo.

Outra vantagem no consumo do peixe é a quantidade de ácido graxo ômega 6 e 3. A ingestão ômega 3 está associada à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, reduzem a coagulação sangüínea que causa formação de trombos nos vasos. Diminuem a presença de LDL-colesterol (chamado colesterol ruim) e aumentam a presença de HDL-colesterol (ou colesterol bom). É importante consumir os dois tipos de ácidos, para que haja equilíbrio entre eles no organismo. O excesso de somente não é ideal, já que um aumenta o processo de coagulação sanguínea e outro diminui. Também possuem gorduras insaturadas do tipo monoinsaturada e poliinsaturada, que contribuem para o aumento do HDL-colesterol e a diminuição do LDL-colesterol.

Procurando uma refeição ainda mais saudável consuma junto com o peixe algum tipo de cereal, verduras, legumes e uma fruta.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados