Cuidados pré e pós-cirúrgicos em pets

Os cães e os gatos estão sujeitos a cirurgias, seja elas em caso de doença, ou em castrações e esterilização. Com o avanço da medicina veterinária esses procedimentos são seguros, porém o sucesso do tratamento e a recuperação dependerão dos cuidados que o dono terá com os pets antes e depois da cirurgia.O risco de quaisquer complicações durante e após a cirurgia tem reduzido bastante devido à utilização de técnicas cirúrgicas inovadoras e à segurança das anestesias praticadas.

Quando a cirurgia não acontece inesperadamente é possível ter alguns cuidados pré-cirúrgicos como verificar se as vacinas estão em dia, uma vez que o stress pós-cirúrgico pode reduzir a resistência do sistema imunológico para as doenças infecciosas. Fazer regime de 12 horas antes da cirurgia, a água pode ser oferecida sem problemas.

Após a cirurgia os gatos devem ser mantidos dentro de casa na presença da caixa de areia, e os cães não podem passear por 24 horas seguintes. Os animais devem permanecer calmos, ministrar os medicamentos receitados pelo veterinário de acordo com a indicação. A alimentação deve ser balanceada e a água oferecida abundantemente.

Os pontos devem ser mantidos ao ar, limpas e secas. Não devem ser tapadas e se possível evitar que o animal lamba o local da cirurgia. Se todos os cuidados forem tomados o risco de infecções é mínimo.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados