Cuidados durante o cio e gestação das cadelas

Assim como qualquer outro animal, é muito importante ressaltar alguns cuidados durante o cio e gestação das mamães. No caso da cadela, o seu ciclo sexual é dividido em quatro etapas: proestro, estro, metaestro e anestro.
Na etapa do proestroa duração é de sete a dez dias nessa fase aparecem os corrimentos sanguíneos, mas a fêmea recusa o cortejo do macho, ficando às vezes até agressiva. Já o estro dura em média de cinco a quinze dias e é a fase ideal ao acasalamento.
Depois a cadela entra na fase dometaestrocom duração de cerca de 110 a 140 dias correspondentes ao período de gestação e lactação das fêmeas. Mesmo que não ocorra o acasalamento, pode ocorrer a pseudo-gestação ou gravidez psicológica, período que a cadela deve receber acompanhamento do médico veterinário. Na última fase acontece o anestro, período correspondente ao tempo em que a cadela não acasala.
O acasalamento só deve ocorrer após o terceiro cio, pois nessa idade a cadela já está amadurecida o suficiente para ter filhotes, seu desenvolvimento físico estará completo e a gestação não oferecerá riscos à saúde do animal.
Antes do cruzamento e acasalamento do animal é importante que a fêmea seja analisada pelo médico veterinário a fim de conferir as condições de saúde, vermifugação e vacinação. Alguns criadores aconselham que o primeiro cruzamento da fêmea aconteça com um macho maduro e experiente e, se possível, com tamanho equivalente ou menor que a fêmea, evitando traumas e problemas na hora do parto.
As gestações das cadelas tem duração média de dois meses, podendo acontecer antes ou depois, assim o proprietário deve observar os sinais do parto, a fêmea fica inquieta e começa a construir o ninho.
Quando a fêmea entra em trabalho de parto, ou seja, após as primeiras contrações dura de duas a quatro horas até o nascimento do primeiro filhote, com intervalos de 15 minutos entre um nascimento e outro. Se for observado desconforto, deve-se chamar imediatamente o médico veterinário.
Depois do nascimento dos filhotes limpe o local onde aconteceu o parto e encaminhe os animais a um local limpo, confortável, seguro e distante de outros animais para evitar o estresse da mãe. A alimentação nessa fase deve ser balanceada e oferecendo bastante líquido.
 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados