A diferença entre zootecnia e medicina veterinária

 

 É muito comum haver confusões sobre o perfil e desenvolvimento do trabalho dos zootecnistas e médicos veterinários. Mas na verdade as duas profissões estão parcialmente interligadas, pois em determinados setores os dois profissionais atuam em conjunto.

O zootecnista é o profissional formado e orientado a criação de animais e aproveitamento de seus produtos, incluindo-se atividades de beneficiamento industrial. Uma de suas principais atividades está relacionada àprocura de melhoramento genético e consequentemente o aprimoramento de qualidades almejadas dos animais. Trabalha também no cuidado com a saúde de rebanhos, a exemplo a vacinação; trabalha nos cuidados quanto a procedimentos de inseminação e da qualidade dos alimentos oferecidas aos animais. O principal objetivo desse profissional é aumento da produção e da rentabilidade nas atividades econômicas que envolvem animais.

Por sua vez, o médico veterinário empregacuidados à saúde dos animais, com intercessõesque passam pela prevenção de doenças aos procedimentos cirúrgicos. Ao contrário do que alguns possam pensar, o profissional trabalha com animais de tamanho variado, em consultórios e clínicas particulares, empresas de criação de animais, órgãos públicos e zoológicos. O médico veterinário também trabalha no controle da qualidade, ou seja, na inspeção e auditoria dos produtos de origem animal, ou ainda em pesquisa de produtos de controle de pragas ambientais.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados