A Neurologia Clínica Veterinária

A neurologia é uma área que desperta interesse por ser uma medicina pouco conhecida e que precisa ser desvendada. Com o mercado crescente há grande necessidade do médico veterinário em descobrir alterações e tratá-las com maior eficácia e qualidade e à exigência donos por melhores cuidados com seus animais.

O profissional que deseja trabalhar na área neurológica deve possuir grande conhecimento sobre o sistema nervoso objetivando o melhor diagnóstico neurológico, baseado na coleta de informações através da história e exame clínico, fazendo a interpretação de forma a estabelecer a área que foi lesionada, sabendo a localização da lesão que explique os sinais clínicos observados é possível encaminhar ao melhor tratamento. Ainda antes do exame neurológico é preciso que seja feito exames clínicos completos no animal, tendo em vista que, muitas doenças que afetam o sistema nervoso envolvem também outros órgãos.

O exame neurológico consiste basicamente em observar o animal, a sua marcha, a palpação deve ser feita apenas para evidenciar melhor o tônus muscular ou uma possível atrofia, avaliar os reflexos e as reações à dor. É importante o médico veterinário estar ciente que, em neurologia os sinais clínicos refletem a área lesada e não a causa da lesão, buscar explicação única para todos os sintomas, testes que provocam dor deve ser a última opção, se o animal não responde a um teste pode ser que não esteja recebendo estímulos por via sensitiva (aferente ou eferente). Assim, na neurologia clínica o médico veterinário ira tratar os distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados