A saúde bucal dos cães e gatos

Em casos de moléstias dentárias em cães e gatos a odontologia é realizada com equipamentos, materiais e técnicas semelhantes aos seres humanos.

Algumas cirurgias orais são procedimentos comuns realizados nos animais como a periodontia (tratamento da doença periodontal), endodontia (tratamento de canal), próteses e restaurações, ortodontia (aparelhos para correção dentária). Porém, realização de qualquer um destes processos é necessário equipamento e profissionais habilitados para estes serviços.

A escovação dos dentes é importante, pois eliminam os restos de comida que ficam acumulados na boca evitando à placa bacteriana, o mau hálito, a gengivite e a periodontite. Além da escovação podem ser oferecidos ossos e biscoitos, desde que sejam respeitados alguns critérios: ossos naturais são os melhores para remoção de parte da placa bacteriana, diminuindo a formação de cálculo. No entanto, são os principais responsáveis por fraturas dentais, principalmente nos dentes posteriores. Ossos artificiais ajudam na limpeza, porém, alguns animais não os toleram e apresentam distúrbios gastro-intestinais. Por último, os biscoitos podem ser oferecidos, mas não oferecem grandes benefícios em relação à higiene oral. Lembre-se: nada substitui a escovação se o intuito é manter os dentes saudáveis.

Observe a saúde bucal do animal evitando que ele venha a sofrer com o agravamento de algum quadro, escovar os dentes pelo menos uma vez ao dia, oferecer ração seca, tiras de couro e a estimulação do uso de mordedores, bolinhas e brinquedos para higiene dental. Além de levar o animal ao médico veterinário com frequência. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados