Cães e gatos também precisam de cuidados odontológicos

Os pequenos animais tornaram-se membros da família, e os seus donos não poupam cuidados e gastos com esses eles. Deste modo, a saúde com a boca contribui de forma decisiva para o aumento de expectativa de vida dos mesmos, pois afecções orais também comprometem à saúde animal de uma forma geral.

Cerca de 80% dos cães com mais de cinco anos de vida podem apresentar algum tipo de afecção na boca devido ao acúmulo de placa bacteriana, que consequentemente pode levar ao cálculo dentário, sendo a doença periodontal de maior prevalência.

A doença periodontal caracteriza-se pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias, é responsável pela inflamação da gengiva causando a gengivite e destruição de tecidos de sustentação do dente causando a periodontite, e é ocasionada pela placa bacteriana, esta é o resultado da organização de bactérias presentes na cavidade oral, devido à falta de higienização.

O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, esobretudo na região próxima a gengiva, levaa inflamação da gengiva e assim aperiodontiteprocede d a gravidade da infecção e do processo inflamatório.

Todo o tratamento deve ser acompanhado por profissional qualificado.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados