Cães também sofrem com Alzheimer

Os cães também sofrem com o mal de Alzheimer, isso devido ao aumento da expectativa de vida dos animais.

A doença se caracteriza pela disfunção cognitiva em que os animais passam a não conhecer os seus donos e muitas vezes podem ficar agressivos.

O maior quadro de incidência da moléstia é a partir dos sete anos de idade, onde são observado os sintomas característicos como a desorientação do animal que envolvem momentos de agitação e sonolência, a redução da atividade física, as mudanças no padrão do sono, a perda de memória visual e a alteração nos hábitos de higiene.

Porém, ainda não existe um exame específico que identifique a doença. Quando os sintomas são observados é necessário que o proprietário busque orientação veterinária, tendo em vista que, doenças como tumores cerebrais e alguns distúrbios endócrinos também podem provocar mudanças comportamentais semelhantes ao Alzheimer.

O tratamento da mal de Alzheimer é feito a partir do uso de medicação e alteração na dieta, as rações oferecidas devem ser ricas em antioxidantes, pois estes auxiliam no combate aos radicais livres e consequentemente no combatem ao envelhecimento. 

 

Como é dividido a anatomia e fisiologia do sistema nervoso dos pequenos animais?

Quais os componentes celulares do sistema nervoso e suas funções?

Quais os sinais clínicos das alterações telencefálicas?

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados