Convívio com animais é benéfico

Os animais além de serem grandes amigos e companheiros dos seus donos, trazem benefícios à saúde de quem com eles convive.Entre os benefícios da amizade destacamos a diminuição do risco cardíaco; a redução do estresse; o aumento da disposição; o fortalecimento do sistema imunológico; apoio a diabéticos; aumento da expectativa de vida e aumento da interação social e concentração.

De acordo com relatório feito pela Associação Americana do Coração, ter um animal de estimação reduz o risco de doenças cardíacas. Dados obtidos através de testes determinaram que uma pessoa passeia com seu animal cumpre 54% dos níveis aconselhados de exercícios diários, o que favorece o funcionamento do sistema cardiovascular.

Já o estresse pode ser reduzido com um simples carinho, ao passar a mão pelo corpo do animal, o organismo libera oxitocina, hormônio relacionado ao vínculo emocional, gerando uma sensação de calma e bem-estar em ambos, homem e animal. O brincar, passear ou interagir com também ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental.

Através do convívio com os bichos as pessoas criam mais disposição, ao brincar com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem.

O sistema imunológico também é beneficiado, levando em consideração que na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma. Já como apoio aos diabéticos os cães,podem farejar o odor produzido pela queda do nível de glicose no sangue.

Estudos compravam que pessoas que tem animais de estimação levam uma vida mais saudável, longa e feliz. E também que os animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), quando criadas uma rotina de atividades diárias, alimentar, banhar e levar os animais para passearem ajudam as crianças com TDAH a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.

Por essas razões e inúmeras outras, é recomendável adotar um bichinho de estimação.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados