CPT Cursos Presenciais lança Curso de Farmacologia Clínica em Pequenos Animais

O Curso traz ao conhecimento do aluno os mais recentes avanços científicos bem como sua aplicação na clínica veterinária. Incorpora a terapia antimicrobiana, trabalhando os critérios para o uso racional dos fármacos, além de abordar a terapêutica dos vários sistemas fisiológicos.
A Farmacologia Veterinária é uma área do conhecimento científico que está em constante evolução, tendo experimentado grandes avanços na busca de medicamentos cada vez mais eficientes e seguros. Uma vez que novos conhecimentos surgem no campo da pesquisa e na experiência clínica, há necessidade de modificações nos protocolos de tratamento para as mais diversas condições patológicas. Devido a esta evolução acelerada no campo da farmacologia, os agentes terapêuticos apresentam alto índice de obsolescência, com o surgimento de novos fármacos a cada ano.
Uma avaliação dos mecanismos de ação da classe de fármacos à qual pertence um novo agente terapêutico é um bom começo para entender e utilizar um recente composto de maneira inteligente. A farmacologia é uma disciplina científica viva, com princípios próprios, cuja importância vai além de fornecer a base para o uso de fármacos em terapêutica.
Devido a seu caráter altamente evolutivo, é imperiosa a necessidade de constante atualização por parte do profissional. Em alguns casos, o clínico veterinário de pequenos animais só se depara com a importância da farmacologia como ciência aplicada quando está diante de pacientes que desafiam a rotina. Na contra mão da evolução da farmacologia, o uso indiscriminado e displicente de fármacos, principalmente os antimicrobianos, tem levado ao aparecimento de resistência microbiana, onde os avanços em pesquisas já não mais conseguem superar tal fenômeno.
Observando este comportamento natural da Farmacologia como ciência dinâmica e constantemente inovadora, e ouvindo alunos e profissionais que atuam com pequenos animais, nós do CPT Cursos Presenciais vimos uma oportunidade de contribuir com a atualização do clínico. O curso de Farmacologia Clínica de Pequenos Animais tem o propósito de trazer os avanços mais recentes ao conhecimento do aluno, criando uma base para a aplicação clínica da terapêutica veterinária.
Objetivo
O Curso de Farmacologia Clínica de Pequenos Animais tem como principal objetivo trazer ao conhecimento do aluno os mais recentes avanços científicos bem como sua aplicação na clínica veterinária. Os principais objetivos deste curso são:
– Atualizar de forma aplicada os conhecimentos sobre a terapia antimicrobiana e trabalhar critérios para o uso racional dos fármacos;
– Abordar a terapêutica dos vários sistemas fisiológicos aplicando os avanços recentes à prática clínica que envolve tais sistemas.
Professor: Rodrigo de Castro Valadares – Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Mestre em Medicina e Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Especialização Latu Senso em Anestesiologia Veterinária – INBRAPEC-SP – Doutorando em Ciência Animal pela EV/UFMG na área de Anestesiologia Veterinária
A data do curso já está marcada para o dia 23/10/2012 a 25/10/2012 e as matrículas já estão abertas.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados