Giardíase em cães

Provocada por um protozoário, a giardíase é uma moléstia que ataca o intestino e é uma das principais causa de diarreia nos cães. Os sintomas da doença são diarreia podendo ser intermitente ou não, presença de muco nas fezes, vômitos, apatia, desânimo. Porém, alguns cães podem não apresentar sintomas aparentes.

Quando observado os sintomas o diagnóstico é feito por meio do exame de fezes, que devem ser coletadas durante três dias consecutivos, a fim de aumentar a chance de encontrar o cisto.

Depois do diagnóstico e constatado a doença, o tratamento pode ser feito a base de antibióticos ou vermífugos específicos, prescritos por profissionais habilitados. Após o tratamento o exame deve ser refeito no sétimo, decimo quarto e vigésimo primeiro dia, e se todos os resultados forem negativos o tratamento se dá por encerrado.

Para evitar a moléstia é necessário que o cão não beba água da torneira e os alimentos devem ser observados, pois a infecção ocorre pela ingestão do cisto. A prevenção se dará por cuidados como: recolher as fezes do cão eliminando-as em local adequado, oferecer água filtrada sempre, limpar o ambiente com proudos específicos e levar o animal ao veterinário frequentemente para fazer exames.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados