Medicina Veterinária no Brasil

O estado do Rio de Janeiro foi o berço da medicina veterinária no Brasil. Em 1875 Dom Pedro II fez uma visita a escola de Medicina Veterinária de Alfort na França, depois dessa visita ele decidiu criar uma instituição parecida no Brasil, os projetos não foram bem sucedidos, e somente em 1913 nasceu a primeira escola de veterinária brasileira.

A fundação da escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária no estado do Rio de Janeiro em 1913 marcou a história da medicina brasileira e abriu espaço para o desenvolvimento e valorização da profissão e em 1914 foi criada a escola de Medicina Veterinária do Exército.

A formação dos primeiros médicos veterinários foi em 1917 e o criador da Escola Veterinária do Exército, capitão-médico João Moniz Barreto de Aragão fundador da escola tornou-se o patrono brasileira da profissão. A medicina foi regulamentada em setembro de 1933, 16 anos após a formação da primeira turma e em outubro de 1968 é Criado os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, aprovados pela lei 5.517.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados