O uso da anestesia em pequenos animais

Como todo o avanço da medicina veterinária em relação às técnicas e procedimentos cirúrgicos, que promovem maiores cuidados e melhores métodos de tratamento aos animais e, e dessa forma possibilita maiores chances de recuperação em relação às moléstias que podem acometer os animais.

 

A técnica de anestesiologia veterinária cresceu muito nos últimos anos, devido à grande demanda por parte das técnicas cirúrgicas e dos recentes progressos no manejo do paciente crítico, bem como do desenvolvimento da técnica dentro da medicina humana.

 

A anestesiologia é todo estudo relacionado à anestesia. A anestesia é um termo genérico, pois todo droga capaz de suprimir temporariamente a dor, quer para fins exploratórios ou cirúrgicos, com ou sem narcose, enquadra-se na sua finalidade.

 

Visando a boa aplicação da técnica de anestesiologia e para que não ofereça riscos aos animais, é preciso conhecer a farmacodinâmica e a farmacocinética dos fármacos, assim como a utilização dos aparelhos anestésicos.

 

Com a capacitação dos médicos veterinários na área de anestesiologia, o profissional será capaz indicar a melhor anestesia para cada caso; preparar o pré-anestésico; executar a anestesia perfeita; preparar a mesa do material indispensável à anestesia dentre eles: aparelhos, máscaras, anestésicos, cânulas, abridores de boca, pinças puxa-língua, injeções de urgência, seringas, agulhas, entre outros; saber a hora de sobre o estado do doente no decorrer do ato operatório e sobre os acidentes ocorridos; aplicar a medicação necessária durante a anestesia; verificar a frequência do pulso a da respiração e a da pressão arterial no início e no fim do processo.

 

 

Como realizar a identificação dos planos de anestesia no paciente?

Avaliar o grau de sedação utilizando a escala de Ramsay modificada para animais?

Quais cuidados devem ser tomados na extubação?

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados