Pets precisam realizar com frequência os exames laboratoriais veterinários

Exames laboratoriais veterinários, são cada vez mais utilizados para tratar os pacientes de forma rápida e precisa. Certamente, os tutores não medem esforços para tratar seus animais, que muitas vezes são considerados como filhos. Por isso, o mercado da medicina veterinária tem evoluído para conseguir acompanhar tal evolução e demanda.

Sem dúvida, os exames laboratoriais veterinários são extremamente úteis para a prevenção e diagnóstico de doenças. Além disso, ele é fundamental para o acompanhamento do progresso em tratamentos. Dessa forma, são um complemento essencial para que o médico veterinário consiga, junto com a interpretação dos sintomas e histórico do animal, concluir um diagnóstico.

 

Quais exames laboratoriais veterinários mais comuns?

Podemos destacar entre os mais comuns:

Exame de sangue: Assim como em humanos, é o mais solicitado quando não há sinais claros de que o pet está doente. Com ele, é possível identificar colesterol alto, infecções, células cancerígenas e a doença do carrapato.

Fezes e Urina: Devem ser realizados rotineiramente, pode apontar falta de nutrientes e presença de verminoses no corpo do animal. Ainda, releva se o animal tem problemas renais.

Retal: Geralmente, é solicitado quando o pet apresenta dores ou dificuldades para defecar. Embora, seja desconfortável para o animal é um exame muito importante, pois auxilia na identificação de tumores.

 

Qual a periodicidade eles devem ser feitos?

Mesmo que o animal não apresente nenhum sintoma aparente, é necessário realizar os exames laboratoriais veterinários rotineiros a cada seis meses. Certamente, a prevenção é o melhor remédio, porque quando a enfermidade é detectada no início as chances de cura são maiores.

Como os pets não falam, é necessário ficar atento aos sinais anormais em seu comportamento. Como, por exemplo:

-Coceira excessiva

-Falta de apetite

-Fraqueza

-Cansaço

-Sede e/ou salivação

-Vômito

-Sono

Como está o mercado de exames laboratoriais veterinários?

A maior preocupação dos tutores e o avanço da área, fizeram que o mercado de trabalho em análises clínicas seja promissor. Aliás, os veterinários que sabem realizar a interpretação de exames laboratoriais são profissionais cada vez mais independentes, valorizados e bem remunerados.

Gostou do artigo? Separamos uma entrevista exclusiva com a Prof° Dra. Waleska Ferreira Dantas para você se aprofundar na área.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA

 

Já para você que sente falta do conhecimento prático em exames laboratoriais veterinários, amplie seu conhecimento com essa dica de sucesso:

Cursos na área de análises laboratoriais

Fonte: Revista Veterinária

Análises Laboratoriais

Atualizado em: 5 de fevereiro de 2019

Artigos Relacionados