Qual a importância do cardiologista veterinário?

A cardiologia é uma das especialidades mais complexas e importantes na medicina, e independentemente do sistema corpóreo afetado, na maioria das vezes existe uma correlação com o sistema cardíaco e circulatório. Assim, o cardiologista é um profissional importantíssimo que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular. O estudo do aparelho circulatório é um avanço nas práticas clínicas, anestésicas e cirúrgicas.

As doenças cardíacas são moléstias comuns em pequenos animais, isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, e podem ser congênitas ou adquiridas, mas quando diagnosticadas corretamente e tratadas a tempo, permite ao animal qualidade de vida.

As principais doenças cardiovasculares adquiridas são a insuficiência valvular, cardiomiopatia dilatada e cardiomiopatia hipertrófica. Os animais devem ser avaliados por um médico veterinário qualificado periodicamente, mesmo se que os animais não apresentem sintomas específicos, tendo em vista que muitas doenças cardíacas evoluem de forma silenciosa, e o exame clínico de rotina é a melhor forma de prevenção.

A avaliação diagnóstica da doença é feita através de exames específicos e quando necessário é realizado procedimentos cirúrgicos, ou seja, o tratamento sempre será feito de acordo com a afecção apresentada pelo animal e sua fase de desenvolvimento.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados