Saiba quais os cuidados que devem ser tomados antes do consumo da carne suína

A carne suína é muito apreciada em todo território brasileiro e assim como qualquer outro tipo de alimento, cuidados devem ser tomados antes do consumo da carne, evitando dessa forma doenças e contaminações que são causadas pela manipulação incorreta e por falta de sanidade.

Dentre as várias alterações da carne suína, podemos identificar pintas pretas encontradas nas vísceras do animal, o que chamamos de melanos, que é uma alteração benigna caracterizada por acúmulos do pigmento, a melanina na carne. A melanose é geralmente confinada às vísceras e não à carne e esta presente somente na superfície dos órgãos, sem se estender para o interior. Porém, essa alteração na pigmentação da carne não causa problemas ao animal nem ao ser humano ao consumir o produto, apenas o aspecto da carne não é agradável aos olhos.

A melanose é um tipo de alteração que está presente em alguns animais desde o nascimento e só é descoberto depois do abate dos suínos. Amelanose também pode ser encontrada em outras espécies animais.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados