A importância do manejo de leitões na produção suína

Na produção suína o manejo correto de leitões evita diversas perdas, tendo em vista que, diversasdoençascontraídas pelo animal quando ainda filhotes podem permanecer incubadas e sem apresentar sintomas visíveis durante um tempo ou por toda a vida, porém o animal infectado pode disseminar a doença por todo o plantel e ter os órgãos prejudicados com o agravamento da mesma.

A circovirose é uma das doenças mais comuns que acomete os porcos, é causada pelo agente circovírus suíno tipo dois (PCV 2), a transmissão é através da via nasal e a doença é altamente contagiosa.A circovirose afeta o sistema imunológico, facilitando a entrada de agentes causadores de outras doenças.

Os principais sinais clínicos são a perda de apetite e peso, linfadenopatia, diarreia crônica e dificuldade de respirar. Não existe um tratamento específico para a doença, o que é combatido são as infecções secundárias causadas, porém o vírus continua ativo no organismo do animal.

Para evitar a contaminação do plantel os animais devem ser vacinados e o manejo sanitário deve ser feito de maneira adequada. Os animais devem ser separados por idade, o programa nutricional deve atender as necessidades de cada fase, as situações de estresse devem ser evitadas e os animais contaminados que podem disseminar a doença devem ser separados do restante do plantel.

Além do manejo adequado do plantel, os animais devem ser vacinadosevitando maiores riscos de contaminação por doenças.

Garanta sua Capacitação na Suinocultura!

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados