APRENDA, NA PRÁTICA, TUDO SOBRE REPRODUÇÃO EM BOVINOS! CLIQUE AQUI E CONFIRA!
A produtividade do rebanho bovino é garantida pela eficiência reprodutiva, e para que ela aconteça é necessário que as vacas retornem a função reprodutora o mais rápido possível.
Contudo, fatores nutricionais, sanitários, problemas na identificação do cio, partos distócicos, entre outros atrasam o retorno da reprodução, levando a um maior período de serviço e de intervalo entre partos, redução no período de lactação e menor produção de bezerros por ano e durante a vida útil. Assim, com a produção baixa os custos com a manutenção reprodutiva dos animais aumentam.
O prolapso uterino ocorre quando parte do trato reprodutivo é projetado pela vagina, geralmente acontecendo após o parto. Os fatores que causam a ocorrência são os partos onde ocorrem contrações excessivas (distócicos e gemelares), hipocalcemia, retenção de placenta e infecção uterina.
O tratamento deve ser rápido pois, pode levar à morte. A superfície observada no útero prolapsado é a face interna do útero que envolve o feto durante a gestação (o endométrio). É através do endométrio que o feto recebe os nutrientes durante a gestação.
A fim de prevenir uma maior distensão do útero e também aliviar a dor do animal, deve ser feita uma anestesia peridural, que facilita a manobra, inibindo contrações e a defecação durante a operação.
Na operação de redução do prolapso, alguns cuidados devem ser tomados como, lavar o útero com bastante água corrente e uma solução diluída de polivinil-pirrolidona de iodo (PVPI), os restos de placenta e corpos estranhos devem ser retirados e para auxiliar o retorno do órgão à sua posição, pode ser utilizado um lubrificante obstétrico. O útero deve ser erguido e mantido acima da vulva do animal; inicia-se, então, uma pressão suave, firme e constante da porção mais próxima à vulva.
O prolapso pode ser prevenido através do controle da hipocalcemia, evitar animais com excesso de peso no momento do parto e observar as pastagens pois, o trevo estrogênico apresenta risco de prolapso em todos os animais, não somente nos gestantes.
Clique aqui e saiba como obter desconto nos Cursos de Reprodução Bovina!
Quais os fatores ambientais e nutricionais que interferem na eficiência reprodutiva?
Quais as estratégias nutricionais e de manejo para aumentar a eficiência reprodutiva?
Fonte: Oboulo
Adaptação: Equipe CPT Cursos Presenciais
Autor(a): Equipe CPT Cursos Presenciais
Data: 12/04/2013
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial: