A Medicina Veterinária utiliza a ultrassonografia em grande escala visando vários objetivos. As ondas de frequência e de baixa intensidade são enviadas pelo aparelho, por meio da probe ou sonda. As ondas são emitidas através de cristais piezoelétricos que ficam na probe.
A onda sonora possui três características: a velocidade de propagação, a frequência da vibração e a intensidade. Existem vários tipos de sondas: transabdominal, endocavitária e transretal. Na vaca são empregadas as sondas transretais com frequência de 5.0, 6.0 e 8.0 MHz, selecionadas em função do tipo de exame a ser realizado, como o diagnóstico de prenhez ou monitoramento da atividade ovariana.
O uso do ultrassom possibilita o melhor controle do manejo reprodutivo do rebanho por meio de exames clínicos, como diagnóstico precoce e acompanhamento da gestação; avaliação do desenvolvimento folicular e corpo lúteo; patologias do trato reprodutivo.
O diagnóstico precoce da gestação através do ultrassom tem como objetivo identificar as fêmeas prenhez pós-inseminação. Matrizes que não conceberam primeiro parto ou que apresentaram distúrbios reprodutivos, como cistos ovarianos, corpo lúteo persistente, endometrites, entre outros.
O diagnóstico da função reprodutiva e a utilização da ultrassonografia possibilita o acompanhamento eficiente dos eventos reprodutivos e melhoria da taxa de concepção.
Exame do aparelho reprodutor por ultrassonografia. Saiba mais.
Doenças que afetam o desempenho reprodutivo. Clique aqui.
Fonte: www.bovinos.ufc.br/ultrasom.doc
Adaptação: Equipe CPT Cursos Presenciais
Autor(a): CPT Cursos Presenciais
Data: 06/10/2015
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial: