Os bernes são causados por larvas de algumas espécies de moscas carnívoras que penetram na pele do animal para se alimentarem da sua carne, dessa forma cumprem seu ciclo biológico, e em seguida transformam-se em insetos adultos.
As larvas do berne são encontradas separadamente, ou seja, uma única larva em determinado lugar. Várias são as famílias a que pertencem as moscas, porém sob o ponto de vista clínico-parasitológico, são as mesmas agrupadas em dois grandes grupos: larvas que se nutrem de tecido vivo, as larvas biontófagas; e larvas que se nutrem de tecido morto, as larvas necrobiontófagas.
As moscas causadoras do berne pertence à espécie: Dermatobiahominisque constitui a espécie tipo, no Brasil recebe o nome de berne, e na região Amazônica o nome de Ura. O ovo dessa mosca é transportado por outros mosquitos para outros locais podendo reproduzir a doença.
Outras espécies de insetos também causam doenças, como o Gastrophilusveterinus e G. intestinalis que acometem o aparelho digestivo de animais da espécie bovina; Gasterophilushaemorrhoidalis e G. nasalis, os hospedeiros habituais são cavalos e outros equídeos; Hypodermabovis e H.lineatum causam prejuízos ao couro dos animais explorados na produção de carne; o Oestrus ovis insetos têm a particularidade de serem parasitas habituais de animais das espécies ovina e caprina.
Saiba quais os fármacos que não devem ser utilizados, agentes e plantas tóxicas para os Felinos.
Técnicas de Colocação de Sonda Nasoesofágica e Esofágica.
Utensílios e Equipamentos Indispensáveis na Clínica de Felinos.
Fonte: www.saudeanimal.com.br
Adaptação: Equipe CPT Cursos Presenciais
Autor(a): Patrícia - Equipe CPT Cursos Presenciais
Data: 09/06/2015
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial:
[E-book] Anestesias em Pequenos Animais