Saiba quais os sinais das principais desordens nos dentes dos cavalos

Os dentes dos cavalos estão diretamente ligados com seu desempenho esportivo. Graças a relação entre a saúde bucal e a saúde geral dos cavalos, os proprietários já entenderam que o bom cuidado com os dentes garante a melhora do rendimento do animal.

De modo geral, as principais razões dos problemas nos dentes dos cavalos estão ligadas à modificação de seus hábitos alimentares pela domesticação e confinamento. Com isso, os equinos passaram a gastar os dentes de forma diferente. Ou seja, enquanto estavam na natureza, os animais se alimentavam de diversos tipos de forragens causando um desgaste mais lento e homogêneo.

Os distúrbios nos dentes dos cavalos podem ocasionar problemas mais sérios, como a temida cólica equina. Outro exemplo é que a dor de dentes dos cavalos pode deixar o animal muito agressivo e até levá-lo à morte mais rápido.

E você, conhece os principais problemas encontrados nos dentes dos cavalos? Não se preocupe! Nesse artigo você vai saber os principais. Mas, antes de listá-los não poderíamos deixar de iniciar esta discussão com os indícios de desordens orais. Ficou interessado? Então continue a leitura e aprenda conosco.

Quais sinais de problema nos dentes dos cavalos?

Por reduzir a capacidade de triturar os alimentos, os problemas dentários em equinos, podem levá-los a engasgos ou a cólica. Ainda mais, pelo fato do cavalo mastigar incorretamente, a quantidade de nutrientes ingerida fica limitada, o que leva a perda de peso e desnutrição do animal.

Alguns proprietários reclamam que o animal não se alimenta bem e derruba da boca a ração ou alfafa. Já outros animais comem muito e não ganham peso. Em ambos os casos podem ser problemas dentários relacionados a mastigação, provocando dores e dificultando até a equitação do animal que apresenta reações ao freio.

Se tratando de problema nos dentes dos cavalos, alguns sinais são característicos. Entre eles podemos destacar:

  • Perda de peso
  • Salivação excessiva;
  • Sensibilidade da bochecha
  • Dificuldade para engolir ou mastigar
  • Limitação ou queda de performance
  • Mastigação parcial do capim ou feno
  • Resistência ao comando pela embocadura
  • Grandes fragmentos de grãos e forragens presente nas fezes
  • Morder, mastigar ou reagir de algum modo contra a embocadura

O criador, ou mesmo o médico veterinário responsável pelos animais, ao notar esses sinais deve ficar atento e providenciar o exame odontológico completo. O veterinário é o profissional apto para realizar essa avaliação e poderá diagnosticar o problema e recomendar o tratamento correto.

Basicamente, o exame odontológico consiste em:

  • Histórico e Anamnese
  • Exame físico geral
  • Contenção
  • Abertura da Boca
  • Avaliação da Oclusão Dentária
  • Pesquisa e Avaliação de Problemas Dentários
  • Apoios de Segurança
  • Colocação do Abre-boca
  • Afastadores e Tracionamento da Língua

Ele é essencial para identificar as desordens orais nos dentes dos cavalos listadas a seguir!

Problemas odontológicos em equinos

1. Dente de lobo

O primeiro pré-molar, chamado de dente de lobo, tem presença facultativa e é rudimentar. Semelhantemente a um dente canino, ele tem sua erupção adjacente à superfície rostral do segundo pré-molar por volta de seis meses. Quando aparece, pode cair na sequência.

Se a queda não acontecer naturalmente, ou quando sua erupção ocorre em local indesejado, muito lateral ou rostral, sua extração é indicada. Apesar de, não ter participação direta na alimentação dos cavalos, pode se tornar um grande problema ferindo as bochechas do animal, ocasionando infecção e muito desconforto.

2. Cauda de Andorinha

A cauda de andorinha é uma aresta que surge a partir do desgaste dos dentes dos incisivos. Geralmente, essa desordem oral aparece por volta dos 7 anos de vida do animal e novamente por volta dos 13 anos. Em ambos os casos, ela desaparece com o tempo.

É importante observar as fezes do animal neste período. Pois, caso perceba que o animal não está triturando bem os alimentos é necessário indicar outra forma de alimentação, evitando assim, as tão temidas cólicas.

3. Diastema

É o espaço entre incisivos da frente e os molares do fundo. Alguns cavalos desenvolvem um dente extra neste espaço, que pode causar muita dor e desconforto. Entretanto, a boa notícia é que para aliviar a dor basta realizar a extração do dente. Este é um procedimento simples e irá aliviar as dores do animal.

Para que o procedimento ocorra da melhor forma possível, o médico veterinário deve ter muita prática e conhecimento do assunto. Assim, realizará uma extração segura e precisa. Afinal, ninguém quer causar mais dores ao animal, certo?

4. Ganchos

Os ganchos se formam quando os pré-molares e molares estão desalinhados. Eles podem se tornar tão grandes que chegam a penetrar no céu da boca dos animais. A solução também é simples, nesse caso se recomenda a extração.

Agora que você conhece os principais problemas nos dentes dos cavalos, fique atento aos fatores de prevenção. Confira!

Como prevenir as doenças dentárias em equinos?

É possível realizar a prevenção das afecções orais em cavalos realizando um tratamento periódico anual, geralmente duas consultas ao ano com um especialista em odontologia equina é suficiente para a manutenção da saúde bucal.

Iniciar os exames orais ainda com o cavalo jovem previne que as afecções orais interfiram em sua saúde geral, desenvolvimento, temperamento e até reprodução. Os problemas nos dentes dos cavalos são recorrentes no universo equestre e em sua grande parte soluções simples resolvem o problema. Mas, a diferença dos resultados e do sucesso dos procedimento está na escolha do profissional, não é mesmo?

Justamente por trazer diversos benefícios ao cavalo que a odontologia equina é uma das áreas que mais crescem dentro da medicina veterinária de equinos. Desta forma, cuidar dos problemas dos dentes do cavalo atualmente não é mais algo negligenciado, já que pode causar complicações mais sérias.

Para você que almeja aumentar seus conhecimentos sobre o assunto e aumentar seu número de clientes a odontologia equina é uma excelente opção. Porém, para ingressar nesse segmento é preciso qualificação!

Quer ser profissional que o mercado procura? Conheça o Curso de Odontologia equina do CPT Cursos Presenciais!

Fontes: Apostila do Curso de Odontologia Equina do CPT Cursos Presenciais, Cavalus e Revista Veterinária

Artigos Relacionados