[Reprodução Bovina] Guia dos principais materiais e equipamentos utilizados na Inseminação Artificial em Bovinos

  •   
  •   
  • 14
  •  
  •  
  •  
  •  

Você sabe quais equipamentos são utilizados na reprodução bovina e suas principais funções? Elaboramos um guia completo que vai te ajudar a evitar erros.

A inseminação Artificial (IA) é a técnica utilizada para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. São utilizados um conjunto de procedimentos que vão desde a colheita, análise e processamento do sêmen, manutenção dos períodos reprodutivos e posterior introdução no trato genital de uma fêmea previamente escolhida.

Na reprodução bovina, a técnica de Inseminação Artificial (IATF), é uma das mais empregadas no mundo, para o desenvolvimento genético dos rebanhos. Tal avanço exige cada vez mais mão de obra capacitada para sua execução.

O profissional que domina a área de reprodução bovina, praticamente, garante seu espaço neste setor em grande expansão. Para o sucesso do procedimento de IA é necessário escolher animais doadores e receptores com cautela e usar os materiais adequados.

Materiais necessários para realização a técnica de IATF em bovinos

-Botijão com nitrogênio líquido;

-Luvas descartáveis;

-Aplicador;

-Cortador de Palhetas;

-Tesoura;

-Avental;

-Papel toalha ou higiênico;

-Recipiente para descongelamento de sêmen;

-Sêmen;

-Bainhas descartáveis;

-Termômetro;

-Pinça;

-Ebulidor;

-Bota;

-Garrafa térmica;

-Ficha de anotações

 

Tipos de embalagens de sêmen utilizados atualmente

 

#1 Palhetas médias

Sua maior vantagem é a fácil utilização, se comparada com outras embalagens. Ela é mundialmente conhecida, foi desenvolvida na França com de armazenar 0,54 cm de sêmen. É uma espécie de canudo de plástico com composição especial, com 133 mm de comprimento, 2,8 mm de diâmetro. Este tipo de embalagem traz a vantagem na industrialização do sêmen, permitindo o aumento na produção (140/hora). Além disso a  rotulagem e a identificação nas palhetas médias são excelentes.

 

#2 Palhetas finas

Com capacidade para 0,25 cm de sêmen, as palhetas finas também foram desenvolvidas na França. Elas têm sido cada vez mais utilizadas no Brasil, principalmente em doses de sêmen sexado.O processo de industrialização e o formato são idênticos ao da palheta média. Esses tipos de palhetas têm algumas vantagens como maior rapidez de descongelamento, melhor preservação das qualidade do sêmen e ainda proporciona, no botijão de gás, o dobro de capacidade de armazenamento.

 

#3 Minitubo

São tubos plásticos com capacidade de 0,3 cm, de sêmen. Devido a sua baixa aceitação essa embalagem caíram em desuso.

 

#4 Ampolas

São embalagens de vidro neutro em formato de ampola de medicamento, com volume de sêmen de 0,8 cm. Elas não são muito requisitadas se comparada às palhetas, pela sua menor praticidade. Como foram utilizadas por muito tempo, ainda podem ser encontradas em bancos de sêmen de reprodutores mais antigos.

 

#5 Pellets

Tem um formato de gota achatada, do tamanho de um grão de feijão. Tem a necessidade de ser diluída em meio especial, no momento de seu uso. Entre as principais desvantagens de sua utilização está na incapacidade de determinação de qual animal o sêmen pertence. Por esse motivo, sua comercialização é proibida. Os Pellets também oferecem maiores riscos de contaminação durante sua manipulação.

O procedimento de IA em bovinos, deve contar com um rigoroso controle técnico e de qualidade. É imprescindível a realização de exames periódicos nos animais e utilização de materiais de boa qualidade. É importante lembrar que os resultados da inseminação artificial em bovinos dependem, diretamente do nível de conhecimento do profissional.

Veja abaixo, duas excelentes dicas de como estar capacitado para atuar neste segmento que está em constante expansão:

Inseminação Artificial e Estratégias de IATF em Bovinos

Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

Para você, que quer mais conhecimento, separamos um material exclusivo e gratuito que irá te ajudar a aumentar de forma impressionante o número de bezerros produzidos.

[Infográfico] A técnica que pode multiplicar sua lucratividade Aspiração Folicular para FIV em bovinos

  • 14
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •  
Reprodução de Bovinos

Atualizado em: 9 de agosto de 2018

Artigos Relacionados