Curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais

O curso é direcionado ao treinamento nas duas etapas essenciais para salvar a vida do paciente: o pronto diagnóstico e a técnica cirúrgica precisa. 09 a 11 de fevereiro Quero mais informações Orçamento Quero me matricular

Apresentação

O Curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais foca nas afecções em que o procedimento cirúrgico é o método de tratamento necessário e urgente, com risco de morte iminente caso o procedimento não seja realizado.

Essas doenças exigem que o médico veterinário reconheça prontamente seus sinais clínicos com um diagnóstico rápido, seguido da cirurgia imediata. São casos de maior complexidade cada vez mais frequentes em que poucos médicos veterinários estão preparados para atuar e, portanto, aqueles profissionais que atuam de forma bem sucedida na área se destacam no mercado. Dessa forma, o curso é direcionado ao treinamento do médico veterinário nessas duas etapas essenciais para salvar a vida do paciente: o pronto diagnóstico e a técnica cirúrgica precisa.

O Curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais objetiva desenvolver no aluno o conhecimento necessário para o diagnóstico e realização dos procedimentos cirúrgicos necessários para o tratamento de urgência na clínica de pequenos animais, assim como o material necessário e o suporte pré e pós-cirúrgico do paciente.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Veja por que o Curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais é um sucesso:

  1. Cursos realizados na Unidade de Ensino CPT equipados com tecnologia de última geração;

  2. Estrutura com centro cirúrgico completo se adequando à Resolução CFMV Nº 1015 DE 09/01/2013;

  3. Professor Coordenador altamente qualificado com ampla experiência prática na sua vida profissional e com diversas turmas ministradas com sucesso;

  4. Turmas reduzidas que garantem que cada aluno tenha atenção do professor e possa praticar de forma intensiva;

  5. Diversas mesas cirúrgicas e número de cadáveres suficientes para o treinamento prático. Os cadáveres são doados por CCZ’s da região, sendo apresentado o laudo completo de cada um, respeitando as normas exigidas pelo órgão fiscalizador;

  6. Satisfação de centenas de alunos de todo Brasil e outros países que fizeram o curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais no CPT Cursos Presenciais;

  7. Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade já incluso no pacote do curso;

  8. Material didático completo e atualizado;

  9. Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde já incluso no pacote do curso;

  10. Translado incluso entre o hotel e a Unidade de Ensino;

  11. Cursos realizados e certificados por uma das empresas mais conceituadas da área da América Latina.

Para quem é este curso?

Médicos veterinários e graduandos de medicina veterinária.

É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

O que você vai aprender

1. Corpos estranhos:

- Esofagotomia cervical

- Gastrotomia e acesso ao esôfago caudal

- Gastrectomia

- Enterotomia

2. Intussuscepção:

- Enterectomia e anastomose

3. Vólvulo gástrico:

- Gastropexia

- Esplenectomia

4. Rupturas esplênicas:

- Esplenectomia parcial

- Esplenectomia total                        

5. Uroabdome:

- Cistorrafia

6. Obstrução uretral:

- Uretrostomia     

7. Hérnia diafragmática:

- Herniorrafia

 

CARGA HORÁRIA: 22 HORAS

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Cirurgias de Urgência em Pequenos Animais traz a atenção do médico veterinário para aquelas enfermidades de tratamento cirúrgico de emergência e de urgência, nas quais a vida do paciente está em risco iminente, cujo tratamento é cirúrgico. Essas são doenças e traumas principalmente nos sistemas digestório e genito-urinário, muito frequentes na clínica-cirúrgica de cães e gatos. O curso foi assim desenvolvido para propiciar aos médicos veterinários os conhecimentos teóricos e práticos para a melhor abordagem do paciente, desde o diagnóstico, passando pelo ato cirúrgico até o pós-operatório.

A parte teórica do curso aborda a ocorrência, relato do proprietário e sinais clínicos apresentados por pacientes após a ingestão de corpos estranhos, causadores de obstrução ou não do trato digestório, seguido da abordagem diagnóstica e o detalhamento das opções de técnicas cirúrgicas para remoção e procedimentos adequados para pós-opertório. Nesse mesmo sentido, segue-se a análise dos casos de intussuscepção e a avaliação da viabilidade intestinal com a enterectomia e anastomose. A fisiopatologia do vólvulo gástrico é abordada com ênfase na apresentação clínica por ser uma síndrome que necessita de tratamento de emergência com risco de morte iminente devido ao comprometimento cardiovascular e respiratório, seguida do tratamento cirúrgico. Já as rupturas esplênicas se encontram em cirurgias de emergência devido à rápida hipovolemia que pode se seguir e assim, após discorrer sobre a abordagem diagnóstica, segue-se a análise da técnica cirúrgica. As afecções do sistema urinário de tratamento de urgência mais frequentes envolvem os traumas com ruptura de bexiga e as obstruções uretrais, abordando-se dessa forma os principais sinais clínicos e diferentes técnicas cirúrgicas. Por fim, as hérnias diafragmáticas são também abordadas para que o médico veterinário possa prontamente reconhecer o quadro clínico do paciente e levá-lo para cirurgia, com risco de grave comprometimento cardiorespiratório.    

A parte prática é inteiramente realizada na Fazenda Escola CPT com instalações preparadas para um treinamento intensivo com eficácia e conforto. Nessa parte, os alunos farão o treinamento dos procedimentos cirúrgicos com a orientação do professor e monitores, dividido nas seguintes etapas de acordo com as enfermidades abordadas no curso:

Primeira etapa: O professor irá apresentar os instrumentais e sua utilização, dando o devido suporte para que o aluno possa retornar à sua clínica, apto à realização dos procedimentos abordados

Segunda etapa: Nessa etapa, os alunos terão a oportunidade de realizar as técnicas cirúrgicas das afecções do sistema digestório para remoção de corpos estranhos com a esofagotomia cervical, a  gastrotomia com acesso ao esôfago caudal e gastrectomia, a enterotomia.

Terceira etapa: Logo em seguida será realizada a intussuscepção com as técnicas de enterectomia e anastomose término-terminal, término-lateral e latero-lateral.

Quarta etapa: Nessa etapa são realizados os procedimentos necessários para correção dos graves comprometimentos cardiovasculares, como a herniorrafia, a gastropexia para fixação do estômago pós-correção de posicionamento e as técnicas de esplenectomia parcial e total.

Quinta etapa: Nessa etapa os alunos realizarão as técnicas do sistema urinário de uretrotomia, uretrostomia perineal, escrotal e pré-escrotal, assim como a cistotomia, cistorrafia e cistostomia. 

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

 

Atenção: neste curso são utilizados cadáveres doados por Centros de Controle de Zoonoses (CCZ – PSC) municipais com documentação emitida por eles, de responsabilidade dos mesmos. Os procedimentos realizados no curso seguem os protocolos de ensino e pesquisa com animais, embasados no ordenamento jurídico brasileiro e legislação específica, segundo resolução 879 de 15/02/2008 do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, em seus aspectos e de mérito científico deste estatuto.

Professores

Plínio Ferreira Mantovani

Professor

Graduação em Medicina Veterinária pela UFMG 200


Mestrado em Ciência Animal pela UFMG 2011  - Ênfase em Clínica e Cirurgia Veterinária. Linha de pesquisa em Traumatologia e Ortopedia Veterinária de Pequenos Animais

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.