Curso de Fagoterapia - Aplicação de Bacteriófagos

Curso de Fagoterapia - Aplicação de Bacteriófagos

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Com o treinamento teórico-prático, o aluno terá uma inicialização sobre as técnicas de isolamento, propagação e purificação dos bacteriófagos, estando apto a desenvolver seus conhecimentos em uma ciência de grande aplicação.

Os bacteriófagos são vírus específicos de bactérias, sendo parasitas intracelulares obrigatórios por falta de metabolismo próprio. Estes microrganismos são capazes de infectar apenas espécies específicas de bactérias, ou até mesmo subespécies dentro de uma mesma espécie.

Devido a sua habilidade de infectar e destruir células bacterianas, o interesse por estes microrganismos surgiu em diversos setores da agricultura, pecuária, indústria farmacêutica e indústria de alimentos. Além disso, diversos países estão proibindo a utilização de antimicrobianos nos sistemas de criação de animais e estimulando a redução de sua prescrição para humanos, estimulando o desenvolvimento de novas metodologias de controle biológico de patógenos.

Os bacteriófagos podem ser utilizados no tratamento de doenças bacterianas de plantas, no controle de infecções bacterianas em animais de produção e em humanos, no tratamento de acne e espinhas, para aumentar a segurança microbiológica de alimentos e de várias outras formas. Diversas características favorecem a utilização dos bacteriófagos como terapias (fagoterapia) alternativas ou complementares à utilização de antimicrobianos.

Os bacteriófagos possuem a capacidade de evoluir e contornar os mecanismos de resistência da bactéria hospedeira, podendo assim infectá-la e destruí-la, sem criar resistência cruzada aos antimicrobianos. Como sua propagação depende da presença da bactéria hospedeira, os bacteriófagos são auto limitantes, permanecendo estáveis na ausência do micro-organismo e se replicam na presença dele. Também possuem natureza discriminatória, ou seja, a maioria dos bacteriófagos interagem apenas com num conjunto de bactérias que expressam determinados sítios de ligação, e bactérias sem esses receptores não são afetadas.

O consumo ou aplicação de bacteriófagos podem ativar o sistema imune caso não esteja purificado e livre de toxinas, apesar disso, nenhum estudo relatou complicações imunológicas ou efeitos colaterais com o consumo ou aplicação de elevadas concentrações de bacteriófagos, tanto em humanos quanto em animais até a presente data.

O curso tem por objetivo apresentar os princípios gerais das técnicas utilizadas para isolar e preparar os bacteriófagos para uso em diversas áreas.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Estudantes, professores e profissionaisda área de saúde, agrárias e biomédicas, como biólogos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, veterinários e zootecnistas, interessados em iniciar os conhecimentos em bacteriófagos e na fagoterapia.

É recomendado que aluno tenha conhecimentos básicos na área de microbiologia. 

O que você vai aprender

Programação Teórica

- Histórico dos bacteriófagos e sua utilização

- Relação entre antimicrobianos e bacteriófagos 

- Aplicações

- Vantagens e desvantagens

- Vantagens e desvantagens

- Materiais e reagentes necessários

- Técnicas de isolamento, propagação e purificação

 

Programa Prático

- Noções básicas de biossegurança e de boas práticas laboratoriais

- Coleta e preparo das amostras

- Preparo do material a ser utilizado

- Isolamento, propagação e purificação dos bacteriófagos

- Aplicação do bacteriófago no controle bacteriano in vitro

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso

Como funciona o curso

O Curso de Fagoterapia - Aplicação de Bacteriófagos é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados e experientes professores da área.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo com o conteúdo apresentado durante as aulas teóricas, artigos, e outros materiais complementares, disponibilizando-se assim ferramentas a mais para o seu aprendizado, e posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas no Laboratório Labgene, preparado para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos irão aprender a executar as técnicas de boas práticas em laboratório, coleta e preparo de amostras, preparo do material a ser utilizado durante o isolamento, propagação e purificação do bacteriófago, com constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente, mais excelência no aprendizado.

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de toda estrutura física necessária para atender a todos participantes. Sua estrutura dimensionada para o dia-a-dia de uma empresa atuante na prestação de serviços em análises moleculares revela ao aluno como é na prática um laboratório empresarial, que trabalha com boas práticas de biossegurança estando focado no melhor aproveitamento dos recursos técnico-econômicos necessários. Os equipamentos utilizados apresentam-se em quantidade e qualidade suficientes para as aulas. Os alunos, em duplas, realizarão um ciclo completo de isolamento, propagação e purificação de bacteriófagos, desde o preparo da amostra até a avaliação do bacteriófago no controle bacteriano. Cada turma é coordenada por um professor e este será assessorado por um auxiliar, o que tornará a prática mais dinâmica, permitindo com isso maior aprendizado.

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

Primeira etapa – Coleta e preparo das amostras

Nesta etapa o aluno poderá entender como é o processo de coleta das amostras e os possíveis locais onde os bacteriófagos podem ser encontrados.

Segunda etapa – Apresentação e preparo dos materiais

Serão apresentados os materiais, meios de cultura, microrganismos e equipamentos utilizados durante todo o processo de isolamento, propagação e isolamento dos bacteriófagos. Cada dupla será responsável pelo preparo dos materiais que serão utilizados e pelo processamento das amostras.

 

 

Terceira etapa – Técnicas de isolamento, propagação e purificação 

Nesta etapa os alunos serão orientados sobre as técnicas envolvidas no processo de isolamento, propagação e purificação dos bacteriófagos. Os estudantes, em duplas, terão a oportunidade de realizar todo o processo envolvido, até a obtenção do bacteriófago purificado.

 

Quarta etapa – Avaliação do bacteriófago no controle de microrganismos 

Os bacteriófagos purificados pelos alunos serão testados para o controle de microrganismos específicos. E sua eficácia comparada com os bacteriófagos isolados pelos outros alunos.

É importante ressaltar que em todas as etapas são apresentados e discutidos conceitos relacionados à biossegurança.Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.  

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização em laboratório de seus trabalhos.

Professores

Dr. Luiz Augusto Aguiar Albino

Doutor

- Graduado em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano

- Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa

- Doutorado Sanduiche em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e Animal Science pela Purdue University (EUA).

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.