Curso de PCR Convencional: da Extração de DNA à Análise em Eletroforese em Gel

O Curso aborda os princípios gerais inerentes à técnica de PCR Clássica e efetuar laboratorialmente algumas das potenciais aplicações desta técnica, permitindo aos participantes efetuar várias experiências laboratoriais.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Considerada uma técnica de biologia molecular revolucionária, a reação em cadeia da polimerase (PCR – Polymerase Chain Reaction) permitiu o rápido desenvolvimento do estudo de sequências de ácidos nucléicos.

Em análises clínicas, a técnica possibilita a análise de doença infecciosa viral, bacteriana ou parasitária, pesquisa de mutações ou a identificação de parentescos na área forense, usada tanto em humanos como em animais e plantas.

A sensibilidade e precisão da PCR refletem, por exemplo, no emprego de tratamento apropriado para variação de uma mesma doença, como no caso da Hepatite C, onde doses maiores de medicamentos e maior tempo de tratamento serão de acordo com o genótipo identificado, neste caso para o genótipo 1, em relação aos genótipos 2 ou 3.

Na agricultura, a PCR tem papel importante no aprimoramento de culturas, como no caso do arroz dourado (Golden Rice) o qual é mais rico é vitamina A e ferro que o arroz tradicional, importante no combate a cegueira e carência nutricional.

Com o treinamento teórico-prático em PCR convencional, o aluno terá uma inicialização sobre o funcionamento da técnica estará apto a desenvolver seus conhecimentos em uma ciência de grande aplicação. Terá contato com os instrumentos utilizados em um bom desenvolvimento de trabalhos com PCR, conhecerá como funciona um laboratório prestador de serviços de análises moleculares, vivenciando na prática a rotina das análises, os critérios de verificação de resultados, segurança e todo controle de qualidade envolvido.

O Curso tem por objetivo apresentar os princípios gerais da técnica de PCR Clássica e efetuar laboratorialmente algumas das potenciais aplicações desta técnica, permitindo aos participantes vivenciar a rotina laboratorial de uma empresa que presta serviços em análises genéticas laboratoriais.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Veja por que o Curso de PCR Convencional: da Extração de DNA à Análise em Eletroforese em Gel é um sucesso:

 

Veja por que o curso de Curso de PCR Convencional: da extração de DNA à análise de eletroforese em gel já é sucesso:

- Parte prática aplicada em laboratório especializado na realização de análises moleculares para o agronegócio

- Professores altamente qualificados com doutorado na área

- Turmas divididas acompanhadas com professor e auxiliares

- Materiais e equipamentos suficientes para todos os alunos

- Acompanhamento de análise em tempo real

- Laboratórios refrigerados

- Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade

- Material didático completo e atualizado (apostila impressa e cd interativo)

- Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde

Para quem é este curso?

Técnicos e estudantes de cursos da área da Saúde, Biólogos, Bioquímicos, Médicos, Enfermeiros e profissionais interessados em iniciar os conhecimentos na técnica de PCR convencional.

É recomendado que aluno tenha conhecimento sobre a molécula de DNA, estrutura e replicação.

O que você vai aprender

Programação

  1. Princípios básicos da PCR
  2. Reagentes necessários para a reação
  3. Controle de qualidade da PCR: organização do laboratório, otimização da PCR e uso controles
  4. Identificação dos produtos da PCR: Eletroforese
  5. Extração e quantificação de DNA
  6. Tipos de reações de PCR
  7. Aplicações da técnica

 

Programa Prático:

  1. Noções básicas de Biossegurança e de Boas Práticas Laboratoriais
  2. Extração e quantificação de DNA de tecido vegetal
  3. Preparação da reação de PCR Convencional
  4. Detecção do produto da PCR por Eletroforese em gel de agarose
  5. Interpretação de resultados

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de PCR Convencional: da extração de DNA à análise de eletroforese em gel é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados e experientes professores da área, onde os alunos tem a oportunidade de aprendizagem em laboratório.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo com o conteúdo apresentado durante as aulas teóricas, artigos, e outros materiais complementares, disponibilizando-se assim ferramentas a mais para o seu aprendizado, e posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas no Laboratório Labgene, preparado para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos irão aprender a executar as técnicas de boas práticas em laboratório, recebimento e preparo de amostras, extração de DNA em tecido vegetal – Método CTAB, preparo de mix reacional, aplicação das amostras para termociclagem, verificação dos resultados por eletroforese em gel e análise dos resultados, com constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente, mais excelência no aprendizado.

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de toda estrutura física necessária para atender a todos participantes. Sua estrutura dimensionada para o dia-a-dia de uma empresa atuante na prestação de serviços em análises moleculares revela ao aluno como é na prática um laboratório empresarial, que trabalha com boas práticas de biossegurança estando focado no melhor aproveitamento dos recursos técnico-econômicos necessários. Os equipamentos utilizados apresentam-se em quantidade e qualidade suficientes para as aulas. Os alunos, em duplas, realizarão um ciclo completo de análise por PCR, desde o preparo da amostra até a análise de resultados de eletroforese em gel. Cada turma é coordenada por um professor e este será assessorado por um auxiliar, o que tornará a prática mais dinâmica, permitindo com isso maior aprendizado.

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

Primeira etapa – Recebimento e custódia de amostras

Nesta etapa o aluno poderá entender como é o processo de recebimento de amostras dentro de um laboratório empresarial e os critérios utilizados para que a amostra receba o status de “Aprovada”, “Bloqueada” ou “Reprovada” e a destinação dada às amostras recebidas.

 

Segunda etapa - Preparo da amostra e pesagem.

Serão apresentados os materiais e equipamentos utilizados para o preparo e pesagem da amostra que segue para a análise, bem como as boas práticas envolvidas no processo. Cada dupla é responsável pela pesagem de sua amostra e irá trabalhar com ela por todo o processo de aprendizagem em noções básicas de PCR convencional.

 

Terceira etapa – Extração e quantificação de DNA

No laboratório os alunos conhecerão os materiais e equipamentos utilizados para o desenvolvimento desta etapa, e experimentarão na prática a metodologia CTAB que é baseada em soluções químicas e processos físicos. Esta metodologia será utilizada durante o curso para a extração de DNA de tecidos vegetais. Em duplas, os alunos serão direcionados a cada etapa do processo, até a obtenção do material extraído.

 

Quarta etapa – Quantificação e padronização das condições de aplicação do DNA em placas

Depois de extraído o DNA dos tecidos vegetais em análise, o aluno poderá conhecer os processos relacionados à qualificação e quantificação da concentração de DNA obtida. Nesta etapa o aluno conhecerá os cálculos envolvidos e as melhores práticas para a aplicação do DNA nas placas de PCR, visando à padronização do processo e minimizando-se os erros reacionais.

 

Quinta etapa - Preparo de mix reacional

 Nesta etapa o aluno será orientado sobre os reagentes necessários à reação de PCR, a metodologia de preparo do mix reacional e devidos cuidados necessários aos processos. Os estudantes terão a oportunidade de preparar o mix reacional que será aplicado ao DNA previamente extraído por eles.

 

Sexta etapa – A termociclagem

As placas contendo DNA e mix reacional serão encaminhadas ao equipamento para termociclagem. Nesta etapa o aluno irá conhecer o equipamento utilizado para a PCR convencional e suas principais funcionalidades, além de programar os ciclos envolvidos na análise de sua amostra.

 

Sétima etapa – Eletroforese

Nesta fase os resultados da termociclagem serão verificados por eletroforese em gel de agarose. O aluno terá a oportunidade de aplicar as amostras no gel e acompanhar a corrida eletroforética de sua amostra. Posteriormente, o resultado será avaliado por ele em fotos reveladas em mídia eletrônica, por transluminação em luz UV.

É importante ressaltar que em todas as etapas são apresentados e discutidos conceitos relacionados à biossegurança.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização em laboratório de seus trabalhos.

Professores

Dra. Rosinéa Aparecida de Paula

Dra.

- Pós-doutoranda do Laboratório de Microbiologia de Silagens do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa

- Doutora e mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa

- Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa

- Exerceu os cargos de Analista de Laboratório, Responsável Técnico e Gerente da Qualidade na empresa AgroGenética - Laboratório de Análises Genéticas LTDA, sendo responsável pela supervisão e coordenação da equipe técnica na execução das análises

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.