Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo
O curso aborda projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade com as leis ambientais direcionadas às áreas degradadas, incorpora práticas de manejo e de conservação do solo, técnicas de melhoria da fertilidade do solo, além de focar no aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura. Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Segundo o Banco Mundial, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano, dados que corroboram com os estabelecidos pela FAO, que apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido a más práticas agrícolas, secas e pressão populacional, além de inúmeras ações antrópicas de exploração inadequada dos recursos naturais englobando o compartimento solo.

Em termos da atividade agrícola, não somente o desmatamento e a pecuária podem ser responsabilizadas como importantes fonte de degradação. O manejo inadequado de solos agrícolas tem proporcionado aumento significativo de terras degradadas. O desconhecimento de práticas conservacionistas, a falta de recursos para aquisição de insumos, a ausência de planejamento a médio e longo prazo e a maior pressão pelo uso do solo, aliados à maior demanda de alimentos, podem ser considerados fatores decisivos para o estabelecimento deste cenário. Outro aspecto a ser considerado em relação às atividades agrícolas refere-se à dificuldade de diagnosticar o processo de degradação. A erosão superficial ou a redução drástica do nível de fertilidade do solo muitas vezes passam despercebidas pelos agricultores, que não intervêm no momento certo e somente o fazem quando o processo de degradação encontra-se mais adiantado. E o que é pior, em regiões onde a pressão pelo uso da terra não é grande, o agricultor não intervém, deixando que o processo de regeneração ocorra naturalmente, e parte para a exploração de outra área.

Assim, a complexidade dos processos de degradação e de recuperação de áreas degradadas deve-se aos inúmeros fenômenos biológicos e físico-químicos envolvidos. Por este motivo, a recuperação de áreas degradadas pode ser conceituada como um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento humano, que visam proporcionar o restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um sistema natural. O caráter multidisciplinar das ações que visam proporcionar esse retorno deve ser tomado, fundamentalmente, como o ponto de partida do processo. Assim, o envolvimento direto e indireto de técnicos de diferentes especializações permite a abordagem holística que se faz necessária.

I) Qualificar e reciclar agentes públicos e profissionais para aplicar o conhecimento na sua região;

II) Elaborar projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade com ênfase em recuperação de áreas degradadas;

III) Aplicar o conhecimento junto aos produtores rurais, incentivando sua maior sensibilidade e conscientização para com práticas de manejo e de conservação do solo;

IV) Aplicar técnicas para melhorar a fertilidade do solo;

V)  Contribuir para o aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura com base na preservação e conservação dos recursos naturais;

VI) Discutir noções da legislação ambiental vigente no que se refere a áreas degradadas.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Engenheiros Agrônomos, Florestais e Ambientais, Zootecnistas, Técnicos Agropecuários, Produtores rurais, consultores e profissionais interessados na área.

O que você vai aprender

1ª - Introdução – definições e caracterização do problema;

2ª - Fontes de degradação ambiental;

3ª - Conceitos básicos de recuperação, reabilitação e restauração;

4ª - Fundamentos de morfologia, pedologia, física e química do solo de interesse no processo de recuperação de área degradada;

5ª - Ciclos dos nutrientes e sua relação com a nutrição de plantas;

6ª - Caracterização de substratos para fins de recuperação de áreas degradadas;

7ª - Degradação do solo e da água: impactos da erosão e estratégias de controle;

8ª - Estratégias de recuperação de áreas degradadas;

9ª - Implantação de vegetação em áreas degradadas;

10ª - Monitoramento de áreas recuperadas ou em recuperação;

11ª - Degradação de pastagens - processos, causas e estratégias de recuperação;

12ª - Atividades de mineração e suas relações com o meio ambiente;

13ª - Ações em áreas de preservação permanente e voçorocas.

 

CARGA HORÁRIA: 27 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros. Dessa forma, os alunos terão uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos aprenderão a executar as técnicas da Recuperação de áreas degradadas. Isso tudo com a constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente mais excelência no aprendizado.

A parte teórica do curso será divida nas seguintes etapas:

1ª - Áreas Degradadas: Conceitos e Caracterização do Problema;

2ª - Áreas degradadas: formas e exemplos de degradação;

3ª - Conceitos básicos de recuperação, reabilitação e restauração;

4ª - Fundamentos de Morfologia, Pedologia, Física e Química do Solo de Interesse no Processo de Recuperação de Área Degradada;

5ª - Impactos da Erosão e Estratégias de Controle;

6ª - Estratégias de Recuperação de Áreas Degradadas;

7ª - Implantação de vegetação em áreas degradadas;

8ª - Degradação de Pastagens - Processos, Causas e Estratégias de Recuperação;

9ª - Atividades de mineração e suas relações como meio ambiente;

10ª - Ações em áreas de preservação permanente e voçorocas.

 

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

1ª – Reconhecimento de uma área degradada;

2ª – Plano de atividade para a recuperação;

3ª – Solos e suas relações com as práticas de recuperação de áreas degradas;

4ª - Conceito e indicadores de degradação de pastagens;

5ª - Processos e causas de degradação de pastagens;

6ª – Controle de erosão com ações para voçorocas;

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de equipamentos para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

} }

Professores

Este curso é ministrado por um dos seguintes professores: (varia de acordo com as datas)

Wedisson Oliveira Santos

Professor

- Técnico em Agronomia com experiência em Olericultura

- Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

- Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Desenvolve pesquisas na área de produção e avaliação agronômica de fertilizantes potássicos, fosfatados, enxofre elementar e micronutrientes

- Membro do Grupo de Estudos em Fertilizantes (GeFert)

Fernanda Schulthais

Professora

- Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.