Curso Prático de Introdução à Bioinformática

Curso Prático de Introdução à Bioinformática
Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

As tecnologias de sequenciamento do DNA transformaram as análises genéticas e a biologia molecular em atividades intensivas de processamento de informações biológicas. Os profissionais que atuam nessas áreas são desafiados a desenvolverem novas habilidades para acessar rapidamente as informações sobre genes, proteínas e genomas que são constantemente atualizadas nos bancos de dados públicos e incorporá-las em suas atividades profissionais.

A bioinformática se tornou a principal aliada para vencer os desafios apresentados. As técnicas da bioinformática possibilitam a manipulação, o processamento e a organização de grandes volumes de informações contidas em diferentes tipos de dados biológicos.

Essas técnicas são usadas para identificar padrões nas sequências de DNA e de proteínas que possibilitem a validação de testes clínicos e testes genéticos, a seleção de genitores em programas de melhoramento animal e vegetal, a identificação de alvos para criação de vacinas e o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos.

Com o treinamento teórico-prático em bioinformática, o aluno será iniciado nas principais ferramentas e técnicas utilizadas para analisar dados de sequências biológicas e estará apto a aplicar essas abordagens em suas atividades profissionais. Durante o curso, o aluno será orientado sobre como acessar as informações nos bancos de dados de sequências biológicas e será desafiado a analisar essas sequências.

 

O objetivo do Curso Prático de Introdução à Bioinformática é capacitar e habilitar profissionais para utilizarem as ferramentas da bioinformática para analisar dados de sequências biológicas, incluindo genomas, genes e proteínas.


Neste curso, os alunos executarão práticas supervisionadas com as seguintes metas:


1. Interpretar e analisar a qualidade de dados de sequenciamento do DNA;
2. Criar e editar arquivos contendo sequências de genomas, genes e proteínas;
3. Recuperar sequências biológicas em bancos de dados públicos;
4. Executar pesquisas de similaridade em bancos de dados;
5. Predizer genes;
6. Predizer proteínas e suas propriedades bioquímicas;
7. Predizer a função de genes e proteínas;
8. Identificar regiões conservadas entre diferentes genes ou proteínas;
9. Desenhar primers para PCR e predizer suas propriedades;
10. Reconstruir árvores filogenéticas de genes e proteínas.
 

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Profissionais e estudantes de cursos das áreas da saúde, ciências biológicas e ciências agrárias, incluindo: Agrônomos, Biólogos, Biomédicos, Bioquímicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Veterinários e Zootecnistas e demais profissionais interessados em iniciar os conhecimentos na aplicação da bioinformática nas análises genéticas e na biologia molecular.

É recomendado que aluno tenha conhecimento sobre as moléculas de DNA, RNA e proteínas e a codificação da informação genética.

O que você vai aprender

Dia 1 - Manhã
- Introdução à bioinformática e às tecnologias de sequenciamento do DNA;
- Armazenamento de dados biológicos em arquivos;
- Análise de dados de sequenciamentos do DNA;


Dia 1 - Tarde
- Obtenção de informações em bancos públicos de sequências biológicas;
- Predição e anotação funcional de genes e proteínas;
- Predição de propriedades bioquímicas de proteínas;


Dia 2 - Manhã
- Alinhamento de sequências biológicas;
- Desenho de primers;


Dia 2 - Tarde
- Introdução à análise filogenética

CARGA HORÁRIA: 16 horas


ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

 

Como funciona o curso

O curso é dividido em quatro módulos:

 

Módulo 1: Introdução à Bioinformática e ao armazenamento de dados biológicos.

Módulo 2: Utilização de bancos de dados biológicos e predição da função de genes e proteínas.

Módulo 3: Alinhamento de sequências biológicas e desenho de primers.

Módulo 4: Introdução à análise filogenética.

 

Os módulos englobam diversas etapas:

 

Primeira etapa: Para iniciar, será apresentada uma introdução sobre a bioinformática, com as suas principais áreas de atuação e as principais tecnologias de de sequenciamento do DNA que estão disponíveis, discutindo as diferenças na capacidade de geração de dados e o potencial de aplicação de cada tecnologia.

Segunda etapa: Logo em seguida os alunos conhecerão os principais formatos de arquivos para armazenar dados de sequências de genomas, genes e proteínas. Serão manipulados diferentes tipos de arquivos e formas de edição dos mesmos.

Terceira etapa: Nesta etapa os alunos conhecerão os softwares utilizados para análise da qualidade do sequenciamento do DNA. Nas práticas, serão analisados e interpretados dados obtidos utilizando diferentes tecnologias de sequenciamento e os alunos aprenderão como avaliar a qualidade dos dados.

Quarta etapa: Serão organizados os principais bancos de dados públicos que armazenam sequências de genomas, genes e proteínas. Além disso, os alunos aprenderão como executar pesquisas nesses bancos de dados e como recuperar as informações biológicas associadas às sequências.

Quinta etapa: Os alunos conhecerão os principais softwares utilizados para predição de genes e proteínas e suas propriedades bioquímicas. Nas práticas, os alunos executarão a predição de genes em sequências de genomas e a predição de proteínas e de suas propriedades bioquímicas (por exemplo: massa molecular, ponto isoelétrico e regiões hidrofóbicas).

Sexta etapa: A seguir, as sequências que forem preditas serão comparadas com as sequências disponíveis nos bancos de dados por meio de pesquisas de similaridade. Assim, os alunos aprenderão como inferir sobre a função biológica das sequências preditas.

Sétima etapa: Serão apresentadas as principais técnicas para o alinhamento de genomas, genes e proteínas e aprenderão como utilizar as regiões conservadas para o desenho de primers para reações de PCR (Reação em cadeia da polimerase).

Oitava etapa: Em seguida os alunos conhecerão os principais softwares para alinhamento de sequências de genomas, genes e proteínas e aprenderão como executar e avaliar os alinhamentos de diferentes conjuntos de sequências. Os alinhamentos obtidos a partir das sequências de genomas e genes serão utilizados para o desenho de primers para reações de PCR usando softwares específicos. Os alunos aprenderão como selecionar as regiões a serem amplificadas e como avaliar as propriedades dos primers obtidos.

Nona etapa: Será apresentada uma introdução sobre a filogenia molecular e os principais métodos usados para agrupar genes e proteínas de diferentes espécies. Nas aulas teóricas, serão discutidas as principais aplicações da análise filogenética na taxonomia molecular e na epidemiologia molecular.

Décima etapa: Os alunos conhecerão os principais softwares usados nas análises filogenéticas e aprenderão como executar essas análises e interpretar uma árvore filogenética.

 

Ao término dos cursos, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e rea

} }

Professores

Este curso é ministrado por um dos seguintes professores: (varia de acordo com as datas)

Coordenação

Equipe de Professores

Os professores são especializados e com vasta experiência na área, estando disponíveis para repassar aos alunos toda experiência e conhecimento obtidos ao longo dos anos. É importante reforçar que os professores se revezam entre as turmas.

Professor Convidado

Professor

Pedro Marcus P. Vidigal

http://www.researchgate.net/profile/Pedro_Marcus_Vidigal

- Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Mestre em Bioquímica Agrícola (UFV)

- Doutorando em Genética e Melhoramento (UFV)

- Pesquisador com produção científica focada na aplicação da bioinformática na análise de dados biológicos e no desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Participou de projetos que sequenciaram genomas de diferentes microrganismos, incluindo vírus, bactérias e leveduras.

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.