Array ( [pagina] => curso [url] => curso-pratico-de-introducao-a-bioinformatica ) Curso Prático de Introdução à Bioinformática| CPT Cursos Presenciais mais de 120 cursos presenciais
Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

As tecnologias de sequenciamento do DNA transformaram as análises genéticas e a biologia molecular em atividades intensivas de processamento de informações biológicas. Os profissionais que atuam nessas áreas são desafiados a desenvolverem novas habilidades para acessar rapidamente as informações sobre genes, proteínas e genomas que são constantemente atualizadas nos bancos de dados públicos e incorporá-las em suas atividades profissionais.

A bioinformática se tornou a principal aliada para vencer os desafios apresentados. As técnicas da bioinformática possibilitam a manipulação, o processamento e a organização de grandes volumes de informações contidas em diferentes tipos de dados biológicos.

Essas técnicas são usadas para identificar padrões nas sequências de DNA e de proteínas que possibilitem a validação de testes clínicos e testes genéticos, a seleção de genitores em programas de melhoramento animal e vegetal, a identificação de alvos para criação de vacinas e o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos.

Com o treinamento teórico-prático em bioinformática, o aluno será iniciado nas principais ferramentas e técnicas utilizadas para analisar dados de sequências biológicas e estará apto a aplicar essas abordagens em suas atividades profissionais. Durante o curso, o aluno será orientado sobre como acessar as informações nos bancos de dados de sequências biológicas e será desafiado a analisar essas sequências.

 

Objetivo

O objetivo do Curso Prático de Introdução à Bioinformática é capacitar e habilitar profissionais para utilizarem as ferramentas da bioinformática para analisar dados de sequências biológicas, incluindo genomas, genes e proteínas.


Neste curso, os alunos executarão práticas supervisionadas com as seguintes metas:


1. Interpretar e analisar a qualidade de dados de sequenciamento do DNA;
2. Criar e editar arquivos contendo sequências de genomas, genes e proteínas;
3. Recuperar sequências biológicas em bancos de dados públicos;
4. Executar pesquisas de similaridade em bancos de dados;
5. Predizer genes;
6. Predizer proteínas e suas propriedades bioquímicas;
7. Predizer a função de genes e proteínas;
8. Identificar regiões conservadas entre diferentes genes ou proteínas;
9. Desenhar primers para PCR e predizer suas propriedades;
10. Reconstruir árvores filogenéticas de genes e proteínas.
 

Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Atendimento on-line
Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro