Cultivares de milho utilizadas para plantio

O milho é um dos cereais mais cultivados em todo o mundo. Utilizado tanto para a alimentação humana, como para a alimentação de animais e também fornecimento de matéria-prima para a indústria.

A cultura do milho é feito em pequena e grande escala, ou seja, cultivado na agricultura familiar e por grandes empresas agropecuárias, é um dos produtos agrícolas de maior distribuição mundial, tanto na produção, como no consumo.

Porém, uma dúvida frequente dos produtores é a diferença entre uma variedade e um híbrido. A variedade é uma planta que mantém a qualidade genética de uma geração para outra, se o milho for plantado separadamente, ou seja, isolada. Enquanto o híbrido não mantém a qualidade genética de uma geração para outra, assim nessa variedade não adequado reutilização das sementes em novas lavouras.

Existem basicamente quatro tipos de híbridos de milho: híbridos intervarietais, simples, duplos e triplos. O milho híbrido intervarietais é o resultado do cruzamento entre duas variedades; o milho híbrido simples é o resultado entre o cruzamento de duas linhagens, que são obtidas por meio de seis cruzamentos artificiais em seis gerações em uma mesma planta; o híbrido duplo é o resultado do cruzamento entre dois híbridos simples; e o híbrido triplo é o resultado do cruzamento de um híbrido simples com uma linhagem.

Teoricamente os híbridos simples apresentam maior potencial genético para a produção e uniformidade, porém esse tipo de milho tem elevado custo de produção da semente, sendo destinados a produtores que utilizam muitos insumos no controle da cultura.

A escolha de cada variedade dependerá de fatores como a tecnologia utilizada na propriedade, o uso de insumos, entre outros. Assim, cabe ao produtor, depois do estudo detalhado das condições da propriedade optar pela melhor variedade a ser utilizada.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados