Curso de Irrigação do CPT – Cursos Presenciais

O CPT – Cursos Presenciais realizou, com grande sucesso, no período de 03 a 05 de maio de 2011 o Curso de Irrigação: Sistemas, manejo e gestão em condições de campo.

Foram abordadas as principais técnicas para implantação de um projeto de irrigação, onde se aprendeu a construir, adaptar, e principalmente, manejar com perspicácia e autonomia, um sistema de irrigação. Além disso, foi ensinado como criar projetos de gestão, obtendo-se o método de irrigação mais adequado, como economizar ENERGIA, sendo um dos pontos vitais deste sistema, pois cada método, mais antigo ou atual, a ser usado, dependerá de fatores como clima, topografia e cultura a ser implantada. A escolha caberá ao futuro profissional da área.

Esse curso visa à atualização de seus conhecimentos e aos que desejam saber as inovações na área de irrigação, sendo a maioria dos alunos engenheiros agrônomo. Há também os alunos que já são produtores e possuem pouco conhecimento sobre o assunto, mas deste retiram grande ensinamento e experiência. Foi possível aos alunos ver como funcionam os sistemas de irrigação, bem na prática, e conhecer todos os principais sistemas, pelo manejo e observação, até para que se possa escolher o melhor para ser implantado em sua propriedade.

O curso acontece sempre na Fazenda – Escola CPT, onde existe uma estrutura excepcional. Um dos sistemas apresentados foi o de aspersores. Pôde-se aprender em qual cultura é mais utilizado e o local de sua maior viabilidade. Houve, também, a chance se conhecer um pivô central, onde se é possível calcular a vazão e a quantidade de água necessária à cultura.

Na finalização do curso vimos o mais novo e moderno método que é o da irrigação localizada, tendo sido apresentados os seus mitos e verdades. Ele se apresenta de duas formas: gotejamento e microaspersores. Foi mostrado o funcionamento de cada, e sua indicação mais adequada. Em suma, os alunos, além de estudarem os sistemas, conheceram sua praticidade, atuando como um técnico de irrigação, onde colheram dados, calcularam e aprenderam como usar cada sistema na hora e no lugar certo.

No terceiro dia, os alunos tiveram conhecimento dos dois programas usados nesse curso, criados pela Irriplus, uma empresa do Sistema de Incubadora De Base Tecnológica da UFV, que se dedica a distribuição de softwares agroeducacionais e confecção de diversos equipamentos científicos para manejo de irrigação. Desta empresa foram apresentados dois softwares: o Irriplus que é mais voltado ao treinamento de técnicos e futuros técnicos, auxiliando-os no conhecimento e tomada de decisões, na área de manejo de irrigação, e o  Irrisimples, sendo mais prático e simples, para que o próprio produtor tenha mais facilidade de manejá-lo.

Neste curso de Irrigação muitos ensinamentos e idéias foram passadas, dando soluções a muitos casos, mas ainda há um problema para que a irrigação seja implantada por todos os produtores rurais, que é caso da  gestão da irrigação, onde o produtor necessita informar-se melhor sobre como e onde implantá-lo, da maneira certa de se usar os sistemas, e também, por parte dos vendedores, falta a sensibilidade e o acompanhamento do produto ou projeto de irrigação vendido, necessitando dar  mais assistência e maior garantia ao longo do tempo, com mais apoio ao produtor. Concluindo, este oitavo curso foi mais um sucesso do CPT-CURSOS PRESENCIAIS, onde alunos de diversos lugares se encontraram, puderam trocar suas idéias e projetos e aprimorar bem seus conhecimentos.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados