Cirurgia de descorna em bovinos deve ser realizada por veterinários capacitados

A cirurgia de descorna em bovinos é realizada habitualmente em casos de fraturas que podem trazer consequências prejudiciais à saúde do animal e apesar de ser frequentemente utilizada é uma cirurgia que oferece risco e assim, deve ser realizada somente por médicos veterinários capacitados.

A descorna caracteriza-se pela retirada dos chifres dos animais, prática recorrente entre os rebanhos, pois facilita o manejo, o transporte, diminui a competição durante à alimentação em comedouros e bebedouros, evita acidentes entre os animais, e também muitos produtores optam pela descorna porque ela oferece maior uniformidade e estética dentro do rebanho.

Dentre os métodos utilizados o mais tradicional consiste na incisão em forma de elipse envolvendo a base do chifre, iniciado próximo à eminência nucal em direção lateral por aproximadamente cinco centímetros de base lateral do corno, onde é realizada a aproximação das bordas com fio de poliamida 0,80. Todo o procedimento deve ser realizado logo após a contenção do animal acompanhado da anestesia.

Em alguns casos são observados três erros comuns, a remoção excessiva da pele na base do corno, a disposição inadequada da serra sobre a base do corno resultando em coto de osso e o fracasso ao escavar adequadamente as bordas da pele.

Deste modo, a descorna cirúrgica é uma técnica que traz benefícios estéticos e facilita o manejo, além de evitar acidentes entre os animais e até mesmo com humanos. A técnica se não for realizado por profissionais capacitados pode oferecer riscos ao animal, causando lesões irreversíveis e até mesmo à morte.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados